Ministério do Esporte II Conferência Estadual do Esporte chega ao Amazonas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

II Conferência Estadual do Esporte chega ao Amazonas

Manaus sedia amanhã e quarta-feria (21 e 22) a II Conferência Estadual do Esporte. O encontro, que busca qualificar o debate sobre as propostas na área de esporte e lazer por meio da participação democrática, será realizado a partir das 9h no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na avenida Djalma Batista. Participam entidades, clubes, universidades, profissionais, atletas, autoridades. O evento é preparatório da II Conferência Nacional do Esporte, que traz como tema "Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer" e será realizada entre 4 e 7 de maio, em Brasília. O Amazonas deu um grande exemplo de força de vontade para discutir o esporte no estado. Em algumas conferências regionais, a comissão organizadora precisou enfrentar horas de barco e de estradas de terra para cumprir com a missão de democratizar os debates no setor. Na Conferência de Coari, por exemplo, os organizadores de Manaus tinham duas opções: viajar 1h20 de avião ou uma jornada de 18h cortando o rio Amazonas de barco. Apesar das dificuldades, a participação foi grande e 139 gestores de oito cidades discutiram melhorias para o esporte em Coari. De acordo com o coordenador da Conferência Estadual do Esporte, Ricardo Marrocos, que participou de todos os seis encontros regionais, a mobilização dos participantes tem sido grande desde a capital até os municípios mais distantes do Amazonas. Ao todo, 46 cidades participaram de seis conferências regionais sediadas em Presidente Figueiredo, Benjamin Contant, Borba, Parintins, Coari e Iranduba. "Muita gente percebe a importância do tema e enfrenta qualquer barreira para ajudar na discussão do esporte", afirmou. Para Marrocos, a Conferência Nacional é um grande estímulo do governo para o segmento. Além disso, a oportunidade da comunidade esportiva ajudar na construção de políticas públicas é um diferencial importante do processo. "Existe carência em participar de certas decisões no país e a Conferência do Esporte abre para isso. Com isso, contamos com o empenho da população e levantamos as necessidades de cada região", disse. A Conferência Nacional do Esporte foi instituída em 2004 por decreto presidencial e tem como missão aperfeiçoar a estruturação institucional e política do esporte e lazer no país. Em sua segunda edição, os debates foram divididos em quatro eixos: 1) Estrutura: organização, agentes e competências; 2) Recursos Humanos e Formação; 3) Gestão e Controle Social; 4) Financiamento. Profissionais e representantes de federações, ligas e demais entidades esportivas devem comparecer às conferências municipais e estaduais para, caso eleitos delegados, participarem da fase nacional.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla