Ministério do Esporte Brasil na presidência do Conselho Americano do Desporto
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil na presidência do Conselho Americano do Desporto

Os países presentes à VI Cúpula do Conselho Americano do Desporto (CADE), que acontece no Rio de Janeiro, aprovaram hoje (15), por unanimidade, a presidência do à frente do Conselho. É o reconhecimento da atuação brasileira em assuntos internacionais ligados ao esporte. Pela primeira vez com um ministério exclusivo para o tema, o esporte brasileiro reafirma sua posição de liderança frente a nações com diferenças ideológicas, econômicas e culturais, além de abrir caminho para o contato com países da América Central e ilhas do Caribe. Em três anos de atuação do Ministério do Esporte, o Brasil está à frente hoje das principais organizações internacionais do esporte, com a presidência do Consude (Conselho Sul-americano de Desporto), da CPLP Sports (área da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que cuida de assutnos ligados ao tema) e agora do Cade, além da vice-presidência do CID (Conselho Ibero-americano de Desporto). À frente do Conselho Americano, o Brasil abre mais oportunidades para mostras políticas públicas, ações e exemplos praticados em todo o país e que já são exportados - caso do Segundo Tempo e do Pintando a Cidadania. É mais um canal de oportunidades aberto para a participação brasileira na integração e colaboração entre os governos de nações irmãs na área do esporte. A posição de liderança chega também em um ano crucial para a preparação dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Hoje é o último dia da VI Cúpula do Conselho Americano de Desporto. Reunidos desde a segunda-feira (13), os países presentes ao Rio de Janeiro chegaram a importantes decisões sobre a criação de mecanismos para o intercâmbio de informações, políticas, ações de sucesso e acordos de cooperação entre os países. Os participantes também trabalharão para o reconhecimento do esporte como um meio simples, eficiente, eficaz e de baixo custo para melhorias na saúde e no bem-estar de seus povos. "Uma ferramenta para o ensino de valores positivos para a vida, melhorias na educação, combate ao racismo e encorajamento de coesão, tolerância e entendimento social", diz o documento final do Cade, sobre o intercâmbio de iniciativas de sucesso no esporte. Também estiveram em pauta a Convenção Internacional Contra o Doping no Esporte, da Unesco, e a promoção de iniciativas para o maior engajamento das mulheres na liderança do esporte nas Américas, e a IV Conferência Mundial de Mulheres no Esporte, que será será realizada em maio. A partir da amanhã (16) é a vez do Conselho Ibero-americano de Esporte (CID) reunir-se para sua XII Assembléia. A abertura do evento será feita pelo presidente do CID, o espanhol Jaime Lissavetzky, às 14h30. Até o dia 18 serão discutidos temas gerais de interesse do Conselho, além de informes sobre formação, capacitação, convênios e cooperações internacionais esportivas.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla