Ministério do Esporte Conferências regionais: participação popular para o desenvolvimento do esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Conferências regionais: participação popular para o desenvolvimento do esporte

A mobilização em torno do desenvolvimento do Esporte em todas suas dimensões tem atraído grande participação popular nas etapas municipais e regionais da 2ª Conferência Nacional do Esporte. Foi o caso da Conferência Regional de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, realizada no último dia 18 de fevereiro: 21 municípios se organizaram e discutiram propostas com base no tema "Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer". Em Coronel Fabriciano, cerca de 115 pessoas participaram da conferência que contou com a presença da Associação dos Municípios de Desenvolvimento Integrado (AMDI), da Liga Ipatinguense de Esporte Especializado (Liesp), de prefeitos, agentes de esporte, entidades municipais e conselhos. Durante o encontro, após debate sobre a realidade local, foram sugeridas propostas para contribuir com a etapa nacional. De acordo com o consultor técnico da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento, ligada ao Ministério do Esporte, Silvio Diniz, o principal objetivo do evento é buscar em agentes e entidades a co-participação na formatação de um Sistema Nacional de Esporte e de Lazer. Diniz é um dos responsáveis pela organização da Conferência do Esporte. "Com isso, queremos possibilitar o pleno acesso e desenvolvimento de todas as dimensões do Esporte e do Lazer", afirmou. Quatro eixos foram sugeridos para nortear as discussões das etapas preparatórias da Conferência Nacional, da qual só participarão delegados eleitos pelos estados: Estrutura: organização, agentes e competências; recursos humanos e formação; gestão e controle social; e finaciamento. "Serão evidenciados os critérios de participação, de gestão e de como o controle social será exercido em todo o processo de desenvolvimento do sistema nacional", explicou Diniz. O processo de Conferência foi instituído em 2004 por decreto presidencial e tem a missão de consolidar o esporte e o lazer como direitos socais. Em junho daquele ano, a I Conferência Nacional do Esporte movimentou 83 mil pessoas de 873 municípios de 26 estados mais o Distrito Federal. Foram 116 conferências regionais, 26 estaduais e a do DF. Entre os colaboradores se destacam os Comitês Olímpico e Paraolímpico, confederações, federações, secretarias de esporte dos estados e municípios, clubes sociais e esportivos, entidades do terceiro setor, empresas privadas do esporte, entidades civis e de representação classista.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla