Ministério do Esporte Inscrições no Bolsa-Atleta estão abertas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Inscrições no Bolsa-Atleta estão abertas

O Ministério do Esporte acaba de dar a largada a mais um ano de incentivo ao esporte brasileiro. Estão abertas as inscrições para o Bolsa-Atleta, programa do governo federal para garantir que atletas campeões continuem com os bons resultados na carreira mesmo sem um patrocinador. Com a Bolsa-Atleta, o Ministério do Esporte quer que o desportista possa se dedicar exclusivamente aos treinamentos de sua modalidade. Em 2006, o processo de concessão da Bolsa-Atleta foi simplificado. A ficha de inscrição está disponível no portal do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br/bolsa_atleta). Todos os interessados em participar do Bolsa-Atleta devem preencher a ficha de inscrição - tanto os novos concorrentes quanto aqueles que pleitearam o apoio em 2005. No ano passado, o Bolsa-Atleta beneficiou 972 esportistas. Eles também devem acessar a ficha de inscrição no programa para efetuar a renovação do seu cadastro junto ao Ministério do Esporte. A inscrição deverá ser providenciada no mesmo prazo dos demais, ou seja, até 31 de março, mesmo que esteja recebendo o benefício referente à Bolsa-Atleta 2005. No caso de vir a ser novamente contemplado, o pagamento anterior será interrompido no mês que anteceder o primeiro pagamento da nova Bolsa-Atleta. O estudante Alexandre Cardoso, de 16 anos, recebe a Bolsa-Atleta desde o ano passado. Ele mora e estuda na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal. Antes de receber o dinheiro, o suporte vinha da mãe. Ela retirava um pouco do dinheiro que ganhava como diarista para ajudar o filho nos treinamentos e nas competições. "A minha mãe às vezes dava uma ajudinha. Antes era o nosso técnico quem corria atrás, mas não conseguia muito dinheiro não. Tinha uma ajudinha de uma empresa só para comprar material para a gente treinar. Mas não dava pra todo mundo. Aí um corria e tinha que dar o tênis para o outro", lembra Alexandre. O programa Bolsa-Atleta beneficia esportistas em quatro categorias: estudantil, nacional, internacional, e olímpica/paraolímpica. Para cada modalidade, há requisitos diferentes. Por exemplo: para que um atleta estudante pleiteie a Bolsa-Atleta é necessário que ele tenha sido até o terceiro colocado nos jogos estudantis ou universitários brasileiros. Um atleta olímpico tem de ter participado das últimas olimpíadas, realizada em Atenas. O mais importante é que em todas as categorias o atleta não pode receber nenhum tipo de patrocínio. Todas as informações relativas à Bolsa-Atleta estão disponíveis no portal do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br/bolsa_atleta). As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas pela mesma página. A Bolsa-Atleta varia de R$ 300 a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria do atleta. Allan Barbosa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla