Ministério do Esporte Comissão Paz no Esporte e torcidas organizadas discutem fim da violência nos estádios
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comissão Paz no Esporte e torcidas organizadas discutem fim da violência nos estádios

Representantes de torcidas organizadas do estado de São Paulo se reuniram com a comissão Paz no Esporte e apresentaram propostas para por fim à violência nos estádios de futebol. Membros da Gaviões da Fiel do Corintians, TUP e Mancha Alvi-verde do Palmeiras, Independente e Dragões da Real do São Paulo, além das torcidas Jovem do Santos e Ponte Preta e a Fúria Independente do Guarani estiveram presentes na reunião que aconteceu na sede da Federação Paulista de Futebol, na última quinta-feira (02/11). Entre as propostas apresentadas pelas torcidas organizadas está a especialização da polícia, que seria preparada para tratar diretamente de assuntos relacionados ao futebol. Os representantes de torcidas se dispuseram, também, a trabalhar com a polícia o trajeto dos torcedores para facilitar a atuação da segurança fora dos estádios e sugeriram a realização de um fórum envolvendo as torcidas de todo o país para debaterem o fim da violência nos estádios. O representante da comissão Paz no Esporte, Marco Aurélio Klein, do Ministério do Esporte, avaliou positivamente o encontro. Ele considera um avanço o fato de as torcidas organizadas se encontrarem para apontar soluções. "Eles estarão aprendendo a conviver uns com os outros, a ver que eles têm pontos em comum. E o ponto em comum maior de todos - de torcidas organizadas, de clubes, dos torcedores em geral, dos jogadores, de todos - é a realização do espetáculo de futebol em paz e tranqüilidade", afirma Marco Aurélio. Marco Aurélio Klein afirma que o canal de comunicação aberto entre a Comissão Paz no Esporte e as torcidas organizadas gera um fato positivo para por fim à violência nos estádios. Porém, o acolhimento das propostas depende de muita negociação. Marco Aurélio ressalta, ainda, que as torcidas tiveram que se reunir três vezes para apresentar propostas para comissão. "Isso demonstra que o diálogo é possível", conclui. A comissão Paz no Esporte é composta por membros dos Ministérios do Esporte e da Justiça, representantes da sociedade e do Condec - Conselho Nacional de Defesa Civil. A comissão foi instalada em março deste ano e deve se encontrar novamente com as torcidas organizadas de São Paulo na próxima semana. A expectativa é de mais uma rodada de negociações em que torcedores e a comissão ponham na mesa de discussão os pontos convergentes e os divergentes para por fim à violência entre as torcidas. Allan Barbosa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla