Ministério do Esporte Dança promove integração entre alunos de escola estadual de Mato Grosso do Sul
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Dança promove integração entre alunos de escola estadual de Mato Grosso do Sul

O street dance, a dança de rua, está sendo utilizada pelo Programa Segundo Tempo em Mato Grosso do Sul como terapia para melhorar o rendimento escolar e promover a integração escolar e familiar dos estudantes. "Os alunos gostam bastante de dançar e não faltam às aulas nem durante os dias de chuva", revela Ivanéia Olegário Monteiro, coordenadora do núcleo na escola Irmã Bartira Gardês. A unidade, que contempla 120 alunos, é uma das 56 escolas da rede estadual de ensino na parceria entre o Ministério do Esporte com a Secretaria de Educação. A escola Irmã Bartira Gardês funciona na periferia de Campo Grande, numa região onde a população convive com a marginalidade e o uso de drogas e bebidas alcoólicas. Ao ceder sua infra-estrutura para sediar o programa, o colégio garante aos alunos, em parceria com o Segundo Tempo, esporte, reforço escolar e alimentar gratuitos. "Mais do que a função esportiva, nós enfatizamos o papel social do programa, conquistando a confiança dos alunos e conversando com eles sobre como lidar com problemas como aqueles", afirma Ivanéia, que é professora de Educação Física. Ano passado, o núcleo foi instalado com a participação de 65 alunos. Após uma sugestão da estagiária Uiara Pires Silva - incluir a prática de dança no programa - o número de estudantes envolvidos praticamente dobrou. Hoje são mais de 120 alunos. "Há um ano eu praticava a street dance e, como gosto muito, imaginei que seria uma boa opção para os alunos da escola", conta Uiara. Deu certo a iniciativa de promover a expressão corporal entre alunos do Segundo Tempo. Para Letícia Oliveira Benites e Douglas Lourenço de Oliveira, alunos da 5ª série, participar das aulas de street dance é bem interessante. "É muito bom poder dançar aqui na escola porque a gente libera as emoções", diz Letícia. Douglas conta que gosta de participar da dança e de todos os esportes oferecidos na unidade escolar: "É legal e, se eu olho alguém dançando, já dá vontade de dançar também", empolga-se. Thalita Pereira Rondon, da 4ª série, está repassando os conhecimentos que adquiriu nas aulas. "Já ensinei minhas primas e quero continuar dançando", relata. O Programa Segundo Tempo em Campo Grande (MS) atende cerca de 11,2 mil alunos. Eles têm acesso a esportes como futsal, voleibol, tênis, xadrez e atividades de dança e capoeira. As aulas são sempre realizadas no horário oposto ao que estudam. Em todo o Brasil, o programa de inclusão social através do esporte do governo federal já atende mais de 1 milhão de crianças. Carla Belizária

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