Ministério do Esporte Niterói ganha pista de atletismo adaptada para Paraolímpicos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Niterói ganha pista de atletismo adaptada para Paraolímpicos

Niterói (20/12/2004)- A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, ganhou uma pista de atletismo. E o que é melhor: uma pista especialmente preparada para o treinamento de atletas portadores de necessidades especiais. A inauguração aconteceu no último sábado (18), na sede social da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) e contou com a presença do Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, do presidente do comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino, do Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, além de atletas e autoridades locais. As obras da pista de atletismo começaram em julho deste ano e custaram R$ 300 mil. Produzida com borracha alemã, a pista conta com 200 metros quadrados e quatro raias. Inicialmente, atenderá 70 atletas portadores de deficiência, mas a partir de janeiro outros atletas da comunidade também poderão treinar no local. Segundo o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, este é um investimento que dá condições de preparação dos atletas para o Parapan 2007, que acontecerá no Rio de Janeiro. Para o Ministro, o Centro de Treinamento da Andef e a pista recém inaugurada são fatores importantes para a inclusão social por meio do esporte. "Nossa idéia é estimular e investir para que mais portadores de deficiência pratiquem esporte." O ministro Agnelo descreveu a inauguração da pista de atletismo de Niterói como um marco para o desporto dos portadores de deficiência física. O atleta Antônio Rodrigues Maciel pensa da mesma forma. Com 40 anos e há quatro amputado das duas pernas, conseguiu recuperar a auto estima devido ao esporte. Antônio Rodrigues Maciel é o atual campeão da maratona de Nova Iorque e vice da Maratona da Pampulha deste ano na categoria amputado. Para ele, a pista era o que faltava para os treinamentos. "Na verdade, a nossa carência era uma pista e, desde que foi criada a instituição ela já estava planejada pra acontecer e hoje está acontecendo. E nada melhor do que a gente ter dentro da nossa própria casa a nossa pista. Facilita muito o nosso treinamento". Allan Barbosa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla