Ministério do Esporte Ministério do Esporte promove seminário sobre Ouvidorias
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Ministério do Esporte promove seminário sobre Ouvidorias

Brasília, 14/12/2004 (Ascom/ME) - Desde o começo do governo Lula, o número de ouvidorias em órgãos públicos saltou de 41 para 110. Para fomentar a implementação e iniciar uma cultura na área, o Ministério do Esporte promoveu nesta terça-feira, 14/12, o seminário "o Controle Social e a Busca pela Excelência na Administração Pública". O evento teve como palestrantes a ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, que proferiu a palestra "o Governo Lula e o Controle Social das Ouvidorias", Helena Kerr do Amaral, presidente da Escola Superior de Administração Fazendária (Enap), com palestra sobre os "Desafios para Construir uma Administração Pública com Efetividade", e a ouvidora-geral do Ministério do Esporte, Ivonete do Nascimento. O seminário foi aberto pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Orlando Silva Júnior -representando o ministro Agnelo Queiroz, que está em Manaus para a inauguração do primeiro Centro de Treinamento de Alto Rendimento do País. Orlando Silva reafirmou o compromisso da pasta em valorizar o controle social em todos os projetos e convênios assinados pelo Ministério do Esporte e pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva. A ouvidoria é uma atividade pautada nas ações do Governo Federal, que tem total interesse em encontrar os melhores e mais eficientes mecanismos para atender os interesses da maioria da população brasileira, bem como o Ministério do Esporte, realizador do seminário. Segundo a ouvidora-geral da União, "a ouvidoria é um instrumento de transformação da administração pública e construção da democracia", isso, através das informações recebidas dos cidadãos que buscam intermediários para suas denúncias e sugestões. Ainda de acordo com Eliane Pinto, não há interesse em criar carreiras de ouvidor - o posto está aberto a todos, e a rotatividade da função auxilia a idoneidade dos serviços prestados. Os interessados devem ser encaminhados apenas para cursos de capacitação em ouvidoria e alguns outros complementares, como psicologia a administração de conflitos. Helena Kerr, por sua vez, avaliou que a forma de trabalho no serviço público deve mudar. Qualificações, habilidades e exigências para as funções devem ser revistas, para evitar o desperdício de conhecimento na formação de uma administração pública eficiente. Para a presidente da ENAP, a reciclagem permanente de conhecimentos dentre os recursos humanos da empresa pública é uma prioridade na constituição de organismos democráticos de gestão, assim como planejamentos estratégicos bem montados e executados, uso constante de tecnologias de informação (T.I.), prestação de serviços e informações, uso de mecanismos de de ação democrática e a democratização radical de acesso às T.I. Participaram do seminário ouvidores e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, Ministério do Turismo, Serpro, Secretaria de Parques e Jardins do Rio de Janeiro, Correios, Infraero, Anvisa, Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade federal da Bahia, além de funcionários do bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde fica o Ministério do Esporte. Luciana Yonekawa
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