Ministério do Esporte Brasil consegue a melhor participação olímpica de sua história
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil consegue a melhor participação olímpica de sua história

Rio de Janeiro, 30/08/2004 (Ascom/Globo Online) - As quatro medalhas de ouros conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas representaram o melhor desempenho qualitativo do país na história das Olimpíadas, superando os três ouros obtidos em Atlanta-1996. Se comparados com Sydney-2000, onde o Brasil não conquistou uma medalha de ouro sequer, os Jogos de Atenas significam um avanço ainda maior do esporte nacional. No quadro de medalhas de 2004, o Brasil ficou no 18º lugar, superando países como Suécia, Espanha e Canadá, tradicional rival nas competições pan-americanas. O Brasil foi o segundo melhor país latino-americano, perdendo para Cuba, que conquistou oito medalhas de ouro. A melhor posição do país foi alcançada em Antuérpia-1920, quando, com uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze, o Brasil ficou em 15º. Vale lembrar que apenas 29 países disputaram esta edição das Olimpíadas. Em Sydney, o Brasil foi apenas o 52º no quadro de medalhas. No número total de medalhas, no entanto, o Brasil regrediu. Foram 15 conquistadas em Atlanta e 12 em Sydney, contra apenas 10 em Atenas - quatro de ouro, três de prata e três de bronze. Levando-se em conta que a delegação enviada pelo Comitê Olímpico Brasileiro foi a maior da história - 247 atletas, 42 a mais do que Sydney-2000 e 22 a mais do que Atlanta-96, recorde anterior -, o resultado não deixa de ser um pouco decepcionante. As três primeiras medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil em Atenas praticamente repetiram as de Atlanta - Robert Scheidt na classe Laser e Torben Grael e Marcelo Ferreira na Star chegaram ao bicampeonato olímpico. A terceira medalha veio do vôlei de praia - em Atlanta no feminino, com Sandra/Jacqueline, e em Atenas no masculino, com Emanuel/Ricardo. A vela confirmou seu desempenho como esporte que mais medalhas deu ao país nos Jogos. Com as duas de Atenas, já são 14 no total - 6 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. O atletismo vem logo depois, com 13, sendo 3 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. Em terceiro lugar está o judô, com 2 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze, em um total de 12 medalhas.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla