Ministério do Esporte Bolsa Atleta possibilitará que o Brasil não perca talentos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsa Atleta possibilitará que o Brasil não perca talentos

O Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, acredita que o projeto Bolsa Atleta, aprovado no último dia 30 de junho pelo Senado Federal, fará com que o Brasil não perca talentos, inclusive olímpicos. Hoje, muitos atletas têm dificuldades em treinar e acabam desestimulados, desistindo da carreira. Para o Ministro, a Bolsa Atleta pode mudar essa realidade. Para ilustrar a situação, Agnelo citou, como exemplo, uma atleta de Brasília, Lucélia Carvalho, bi-campeã de caratê nos jogos Pan-Americanos. "Nós temos uma atleta que é bi-campeã pan-americana de caratê, que é de Brasília, a Lucélia, que é um feito inédito. É a única mulher a ganhar duas vezes na mesma modalidade em duas competições seguidas. É o único caso que existe, é uma recordista essa grande atleta e ela não tem patrocínio. Essa atleta tem direito à Bolsa Atleta. E, na verdade, ao não ter patrocínio já numa fase dessas, significa o quê?Que ela trabalha. E, no entanto, se ela já é uma atleta que teve medalha de ouro nos jogos pan-americanos, está provado que ela é talentosa, tendo a bolsa, ela vai continuar a desenvolver seus estudos e estará sempre aperfeiçoando. Esse é um exemplo muito típico que mostra a eficiência e o objetivo da bolsa".(Agnelo Queiroz A Bolsa Atleta tem como objetivo principal financiar atletas sem patrocínio divididos em quatro grupos: Atleta Estudantil, Atleta Nacional, Atleta Internacional e Atleta Olímpico e Paraolímpico. Ajudando o atleta ainda no início da carreira, a bolsa evitará que o jovem deixe de treinar para completar uma renda familiar, principalmente os carentes. Assim, muitos atletas descobertos ainda estudantes, podem treinar e continuar os estudos. "O objetivo desse Projeto de Lei, da Bolsa Atleta, é assegurar um financiamento direto ao atleta, beneficiar o atleta que não tem nenhum tipo de patrocínio, que assegure os atletas carentes que têm talento, mas como às vezes têm de trabalhar para sobreviver, não desenvolvem o seu talento. Quando, tendo uma bolsa que assegura essa sobrevivência, é possível que o atleta se dedique ao desenvolvimento do seu talento. Esse é o objetivo e essa bolsa vai desde um atleta em uma fase inicial, ainda estudante, até o mais alto rendimento que é o atleta olímpico".(Agnelo Queiroz) O projeto Bolsa Atleta foi aprovado pelo Congresso Nacional e aguarda sanção do Presidente da República. Allan Barbosa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla