Ministério do Esporte Conferência VIII: Debate sobre a formação profissional reúne pesquisadores de todo o País
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Conferência VIII: Debate sobre a formação profissional reúne pesquisadores de todo o País

Debate sobre a formação profissional reúne pesquisadores de todo o País A discussão em torno da formação do profissional de esporte e a produção de conhecimento no âmbito das Ciências do Esporte, durante as conferências estaduais, apontou várias caminhos para a ampliação da atuação brasileira no desenvolvimento de pesquisas, capacitação para a gestão esportiva e difusão de conhecimento. Entre as principais propostas está o aumento dos incentivos à formação profissional, com a ampliação de bolsas de pós-graduação e a realização encontros técnicos e científicos para aprofundar estudos e divulgar regulamentações para promover a atualização das técnicas das diversas modalidades esportivas. Outra sugestão prevê a parceria dos Governos com a iniciativa privada para financiamento de pesquisas e para a estruturação e manutenção de laboratórios didático-pedagógicos. Também foi proposta uma ação interministerial envolvendo os ministérios do Esporte, Cultura, Educação, Saúde e Meio Ambiente, permitindo a execução de projetos que visem melhorias na qualidade de vida e o desenvolvimento humano e econômico das regiões. No caso do Meio Ambiente, o esporte de aventura aliado ao conhecimento do ecoturismo viabilizará incremento da economia de regiões onde se pratica essa modalidade esportiva. O vínculo com a Educação favorecerá a otimização de recursos destinados aos cursos de educação física e mudanças nos currículos dos cursos de educação física, por exemplo. Outro aspecto positivo desta parceria, apontado pelos estados, é a execução de projetos de extensão comunitária, em que as universidades vão até a comunidades carentes realizar pesquisas e levar a oportunidade da prática esportiva, o que auxiliará a promoção da inclusão social. Para fazer uso da Internet como ferramenta de difusão do conhecimento esportivo foi proposta a criação de um banco nacional de dados que disponibilize todas as pesquisas e projetos na área do esporte e lazer e a criação de uma página para a Biblioteca virtual com orientações básicas sobre cursos e temas da área de esporte e lazer. Essas e outras propostas estarão sendo debatidas entre 17 e 20 de junho, durante a Conferência Nacional do Esporte, e servirão de diretrizes para a elaboração do Plano Nacional do Esporte.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla