Ministério do Esporte COB publica manual antidoping visando os Jogos Olímpicos de Atenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

COB publica manual antidoping visando os Jogos Olímpicos de Atenas

Rio de Janeiro, 14/04/2004 (Ascom/COB) - Prevenção e informação. Estas são as principais armas que o Comitê Olímpico Brasileiro está utilizando para evitar casos positivos de doping entre os atletas brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos de Atenas, entre 13 e 29 de agosto, na Grécia. Assim como já fizera para os Jogos Olímpicos de Sydney 2000, o COB publicou um manual com o objetivo de alertar e informar aos atletas, integrantes das comissões técnicas das Confederações Brasileira Olímpicas e dirigentes sobre os cuidados e procedimentos que devem ser adotados a fim de evitar casos positivos de doping durante a competição. "Estamos oferecendo todas as ferramentas para que atletas, técnicos e dirigentes tenham todas as informações a respeito desse assunto. Se algum caso positivo ocorrer na delegação brasileira, ninguém poderá dizer que não conhecia os métodos e as substâncias proibidas pelo COI e pela Agência Mundial Antidoping", avisa o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. O manual está disponível no site do COB (www.cob.org.br) para download. O alerta de Nuzman se justifica. O Brasil nunca teve casos de doping em suas delegações olímpicas e pan-americanas e o COB quer manter essa estatística positiva em Atenas. Vários exemplares do manual já foram encaminhados às Confederações Brasileiras Olímpicas, que por sua vez deverão fazer chegar à mão dos atletas. Independente disso, assim como fez por ocasião dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, o COB fará uma palestra aos atletas da delegação olímpica para falar sobre a Missão brasileira em Atenas, inclusive sobre a questão de doping. O manual, intitulado "Informações sobre o Uso de Medicamentos no Esporte", foi desenvolvido pelo Departamento Médico do COB e sob a orientação do Dr. Eduardo De Rose, um dos maiores especialistas no mundo em controle de dopagem. "Esta é a primeira vez que a publicação inclui, além da lista e dos medicamentos da farmacopéia brasileira que podem ser usados sem risco pelos atletas, um histórico do doping, os tipos de controles existentes, um alerta para os suplementos e os direitos e deveres de um atleta quando submetido a um controle de doping", explicou De Rose. "O interessante é que a nossa publicação tem despertado o interesse de Comitês Olímpicos Nacionais de vários países, tanto que o presidente Nuzman já solicitou a tradução para o espanhol, inglês, francês e árabe", completou. Para o chefe médico da delegação olímpica, Dr. João Grangeiro, o manual ressalta a oportunidade do manual. "É importante que as comissões técnicas, as Confederações e os atletas tomem conhecimento com bastante antecedência das substâncias e métodos que serão adotados em Atenas. Daqui pra frente, qualquer tratamento ministrado a atletas deverá considerar esse tipo de conduta para não cair em cilada", afirmou.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla