Ministério do Esporte Xadrez dá ouro para SC e SP nos 25º JEBs
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Xadrez dá ouro para SC e SP nos 25º JEBs

Brasília, 01/12/2003 (Ascom/COB) - Enquanto na categoria feminina do torneio de xadrez dos 25º Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), que estão sendo disputados em Brasília, Vanessa Feliciano, de Santa Catarina, venceu com uma rodada de antecipação (8.5 pontos), na masculina nem o vencedor acreditou quando terminaram as partidas, nesta segunda-feira, dia 1. Rodrigo Terao, de São Paulo, aproveitou a desatenção do então líder, Jhonny Bill, do Paraná, e levou o título da competição marcando 8 pontos. Por estado, São Paulo foi o campeão, seguido de Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná. As partidas aconteceram do Hotel Torre, com duração de 30 minutos. Vanessa, que estuda no Colégio Sinodal Ruy Barbosa, tem apenas 13 anos, mas currículo de gente grande. Ela já foi oito vezes campeã estadual e tricampeã brasileira. "Mas isso não quer dizer muita coisa quando estou jogando. O nível aqui é muito bom, com ótimas jogadoras e não foi nada fácil", disse. Vanessa treina duas horas por dia, desde os 7 anos, quando começou a jogar com a ajuda do pai. "Adorei o jogo desde que joguei pela primeira vez", afirmou. Ela terminou em primeiro lugar, com 8,5 pontos, seguida das paulistas Diana Medina e Janine Martinez, ambas com 7.5, mas, esta última, com menos pontos no desempate: 38.5 a 37.5. No masculino, tudo indicava que Jhonny Bill, do Paraná, fosse conseguir o título. Ele estava liderando o campeonato com sete pontos e, se vencesse sua última partida, seria campeão. Mas empatou. "Estou frustrado porque o adversário não veio para ganhar. Jogou para empatar e assim perdi o título", disse. Quem aproveitou a chance foi Rodrigo Terao, de São Paulo. Ele, que estava também com sete pontos, mas pior no critério de desempate em relação a Jhonny Bill, venceu seu último jogo e marcou um ponto que lhe deu o título. "Já estava conformado com o segundo lugar, e admito que estou surpreso com essa vitória. Surpreso e feliz, é claro", afirmou. Rodrigo tem 13 anos e pratica desde os 7, por influência do pai. Não treina em casa, só participa de campeonatos. "Isso é o meu treino". Ele terminou com 8 pontos, com Jhonny Bill em segundo, com 7.5, e Caio José Balbino, de Santa Catarina, com 6.5.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla