Ministério do Esporte 25º Jogos Estudantis Brasileiros buscam a cidadania através do esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

25º Jogos Estudantis Brasileiros buscam a cidadania através do esporte

Brasília, 27/11/2003 (Ascom/COB) - Revelar talentos é uma conseqüência. A meta é formar cidadãos. É com essa proposta que começa nesta sexta-feira, dia 28, em Brasília, a vigésima-quinta edição dos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS), reunindo até o dia 07 de dezembro 2.900 jovens de 12 a 14 anos de mais de 300 escolas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A cerimônia de abertura será realizada no Cief, às 17h, com a presença do Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, do secretário executivo do Ministério, Orlando Silva Júnior, e do coordenador geral dos JEBS, Ricardo Capeli. O evento é organizado pelo Ministério do Esporte, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Governo do Distrito Federal. "A proposta dos Jogos Estudantis Brasileiros é o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo e democrático. É importante também estimular o pleno exercício da cidadania através do esporte. Além disso, também possibilitam a identificação de talentos nas escolas, sendo assim uma importante ferramenta para o futuro do desporto nacional", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. As cinco mesmas modalidades que fizeram parte do evento no ano passado, em Poços de Caldas (MG), ainda com o nome de Olimpíada Colegial, continuam na programação. Além do atletismo, basquete, handebol, vôlei e futsal, estréiam neste ano xadrez e atletismo para deficiente mental, visual e físico. Apenas o futsal será disputado em uma única categoria, a masculina. Em 2002, o Rio de Janeiro foi o estado que conquistou o maior número de medalhas de ouro em 2002, dez no total. E embora a proposta inicial dos JEBS não seja a do descobrimento de novos talentos, nomes como Torben Grael, Robson Caetano e mais recentemente Keila Costa têm em seus currículos a passagem pela competição. Para participar dos Jogos Estudantis Brasileiros, a escola pública ou particular tem que vencer as competições estaduais e municipais que acontecem anualmente. Ao contrário dos Jogos da Juventude, não há ranking de estados nem Troféu Eficiência ou Disciplina.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla