Ministério do Esporte Indígenas Gavião Kikatejê vencem a corrida de tora
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Indígenas Gavião Kikatejê vencem a corrida de tora

Palmas, 06/11/2003 (Ascom/ME) - Na tarde de hoje (06), nos Jogos dos Povos Indígenas, em Palmas (TO), a equipe dos Gavião Kikatejê, da Terra Indígena Mãe Maria, no Pará, venceu a corrida de tora, derrotando os Xerente, do Tocantins. Ontem (05), a modalidade indígena foi disputada também pelos Khraô, Apinajé, do Tocantins e pelos Xavante, do Mato Grosso, Kanela, do Maranhão, povos que a praticam no dia-a-dia de suas aldeias. Nos Jogos, a disputa consistiu em percorrer duas vezes a extensão da arena olímpica, carregando uma tora de 150 quilos, tirada da palmeira do buriti. Os indígenas correram em duas equipes de cada vez, realizando o revezamento sempre que um atleta cansava de carregar a tora no ombro. Os Gavião Kikatejê têm uma técnica que difere de todas as etnias e consiste em espalhar sua equipe em pontos estratégicos da arena. Dessa forma conseguem organizar o revezamento sem tumultuá-lo e permitem a maior agilidade dos atletas, bem como uma melhor concentração, velocidade e certeza no revezamento. Caso algum deles perceba o cansaço antecipado do parceiro, se adianta para que a tora não caia ao chão, nem atrase a conclusão do trecho. Simone Cavalcante (Funai)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla