Ministério do Esporte Jogos Indígenas reúnem 35 participantes de diferentes etnias
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Indígenas reúnem 35 participantes de diferentes etnias

Palmas, 6/11/2003 (Ascom/ME) - Dos mais de 42 povos indígenas convidados a participar da sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas, sete não puderam comparecer. Após o adiamento do período de realização para novembro, a princípio seria no início de outubro, a nova data passou a coincidir com rituais ou colheita e plantio de algumas etnias convidadas e os indígenas não puderam se ausentar de suas aldeias. Da Terra Indígena Parque do Xingu, no Mato Grosso, onde habitam indígenas com a tradição de muitas festas e rituais, deixaram de participar os Aweti, Kalapalo, Kamayurá, Kayabi, Kuikuro e Waurá. Os Yawalapiti os representaram, marcando presença com 38 atletas vigorosos e paramentados com a cultura xinguana, muito conhecida e divulgada em todo o mundo, pela conhecida festa do Kuarup. Nessa festa, os xinguanos homenageiam os mortos e lutam o Huka-Huka, apresentada por homens e mulheres Yawalapiti na sexta edição dos Jogos, com muito sucesso. Além dos povos xinguanos, os Avá Canoeiro (GO), Galibi (AP), Hixkariana (AM), Parakanã (PA), Waimiri Atroari (PA e RO) e Yanomami (AM e RO) não puderam comparecer. Marcos Barbosa, coordenador do evento pelo Ministério dos Esporte, informou que os Jogos Indígenas, desde a sua primeira edição 1996, já reuniu mais de 120 etnias, do total de 220 em contato com a sociedade brasileira. Este ano, 35 marcam presença até o próximo sábado (08), na Praia da Graciosa, em Palmas, Tocantins, quando haverá a cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os participantes. Entre as etnias brasileiras, encontram-se em Palmas os Wai Wai, Tapirapé, Bakairi, Awa-Guajá, Ka?apor, Karajá, Bororo, Enawenê-Nawê, Tembé, Yawalapiti, Kanela, Kaiowá, Rikbatsa, Apinajé, Suruí, Paresi, Nambikuara, Xavante, Xicrim, Terena, Matis, Pataxó, Cinta Larga, Khraô, Guarani, Javaé, Khraô, Xerente, Gavião, Aikewara, Waiãpi, Karipuna. Além disso, três aldeias Kalinã e uma Waiãpi da Guiana Francesa e indígenas do Canadá estão participando dos Jogos Indígenas. Simone Cavalcante (Funai)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla