Ministério do Esporte Xadrez vai fazer parte das atividades escolares em Pernambuco
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Xadrez vai fazer parte das atividades escolares em Pernambuco

Recife, 09/09/2003 (Agência Brasil - ABr) - Oito mil alunos de 5ª a 8ª série de 40 escolas estaduais e 10 municipais de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, serão beneficiados, a partir da próxima semana, com o programa "Xadrez nas Escolas". A iniciativa, pioneira no país, prioriza a inclusão do jogo de xadrez nas atividades escolares, como forma de ocupar os estudantes, aumentando a permanência deles nas escolas, para reduzir os índices de violência nas comunidades. O programa é resultado de um convênio assinado hoje pelo ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, que representou o ministro da Educação, Cristovam Buarque e os prefeitos do Recife, João Paulo; de Olinda, Luciana Santos e de Jaboatão, Fernando Rodovalho. De acordo com Agnelo, o xadrez ajuda a desenvolver características de concentração, memória, divisão espacial, tática, estratégica, raciocínio lógico, que colaboram na formação escolar e pessoal dos estudantes. Inicialmente, o programa será implantado em cinco estados: Pernambuco, Piauí, Acre, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, e depois será stendido a todas as escolas do país. Na mesma cerimônia, o ministro lançou o programa Segundo Tempo: O Esporte e a Escola no Mesmo Time, que vai destinar R$ 176 milhões para desenvolvimento de práticas esportivas em 67 escolas, 64 na capital e três na região metropolitana. A meta é beneficiar 13.400 estudantes carentes de sete a 17 anos.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla