Ministério do Esporte Braçadas de alto nível
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Braçadas de alto nível

Começa hoje, no Rio de Janeiro, o Troféu Júlio de Lamare, com a participação de 12 brasilienses Luiz Roberto Magalhães Da equipe do Correio Começa hoje, no Rio de Janeiro, a 22ª edição do Troféu Júlio de Lamare, uma das mais importantes competições do calendário nacional de natação, correspondente ao Campeonato Brasileiro Júnior (até 19 anos). Serão cinco dias de provas com 373 atletas representando 72 clubes. Este ano, a expectativa é grande. Afinal, é a primeira vez que 24 atletas que integrarão a equipe na primeira participação do Brasil no Campeonato Pan-Pacific estarão competindo. O Pan-Pacific, de 24 a 29 de agosto em Yokohama, no Japão, é considerado, por dirigentes e atletas dos Estados Unidos e da Austrália, um torneio mais importante que o Campeonato Mundial. Além disso, o Júlio de Lamare terá a participação de atletas convocados para os 7º Jogos Desportivos Sul-Americanos, de 7 a 11 de agosto, em Belém. Dessa forma, a previsão é de uma competições com nível técnico muito alto. E é nesta disputa que Brasília estará representada por 12 atletas. As principais esperanças da cidade são Rebeca Gusmão (Microservice/Fenab/Correios/Runway/Ceub) e Wesley Mâncio (Secretaria de Esportes/Cief/Caesb). No ano passado, em sua primeira participação, Rebeca ganhou o ouro e quebrou os recordes do Júlio de Lamare nos 50m e 100m, nado livre, mesmas provas que nadará este ano. Entretanto, a atleta de 17 anos, que conquistou o 15º lugar no Campeonato Mundial absoluto, disputado em abril, em Moscou, já adiantou que não chegará ao Rio de Janeiro - para onde viaja hoje - em sua melhor forma. ''Voltei a treinar há duas semanas e como estou visando o Troféu Brasil (em setembro), o Júlio de Lamare deste ano vai servir mais como uma preparação'', disse Rebeca, única convocada da cidade para a Seleção Brasileira que vai ao Pan-Pacific. Prévia Rebeca tem motivos para priorizar o Troféu Brasil, que este ano será realizado em Brasília, em setembro, no complexo da Secretaria de Esporte. A prova será seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana, prévia das Olimpíadas. Para Rebeca, será o primeiro passo rumo ao sonho de chegar aos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Wesley Mancio, por sua vez, espera brilhar nos 100 metros borboleta, sua especialidade. ''O principal objetivo é vencer essa prova e manter a hegemonia. Será o seu nono campeonato brasileiro e Wesley sempre foi campeão nos 100 metros borboleta'', explicou o técnico do nadador, Guilherme Samy. Wesley também nadará, pela primeira vez em campeonatos brasileiros, os 100m e os 200m, nado livre. ''Fizemos isso para tirá-lo da rotina e deixá-lo mais animado na competição. Vamos ver como ele se comporta. Nadar essas provas também vai ser uma estratégia para quebrar um pouco da tensão para os 100 metros borboleta'', disse Guilherme. Wesley nadará primeiro os 100 metros, nado livre, depois os 100 borboleta, e então os 200 metros, nado livre e os 200 metros borboleta.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla