Ministério do Esporte Delegados do Pan-Americano chegam sábado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegados do Pan-Americano chegam sábado

Luiz Ernesto Magalhães O sonho do Rio de Janeiro de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007 entra neste fim de semana em uma fase decisiva. A partir de sábado e até terça-feira, os delegados do comitê organizador dos jogos visitam os locais propostos para a realização das competições, a Vila Olímpica e o Centro de Imprensa. O plano elaborado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), prefeitura; governos do Estado e da União prevê investimentos de cerca de US$ 180 milhões para a organização do evento. O Rio disputa a indicação com San Antonio (EUA), e adecisão sairá de uma votação marcada para os dias 21 a 23 de agosto, no México, da qual participarão delegados dos 42 países filiados. O Pan-Americano é o segundo maior torneio olímpico do mundo, só perdendo para as próprias Olimpíadas. A infra-estrutura planejada prevê acomodações para 7.800 pessoas, entre atletas e comissões técnicas, protegidas por um esquema de segurança cuja proposta é mantida em sigilo. César Campos, consultor da Fundação Getúlio Vargas, diz que na comparação com a concorrência, o Rio sai lucrando. ''A cidade tem experiência na organização de eventos esportivos internacionais. O Pan-Americano vai colaborar para a formação de atletas e a divulgação da cidade no exterior, com bom retorno financeiro'', disse o consultor. O diretor de Relações Internacionais do COB, Carlos Roberto Osório, lembra que, tradicionalmente, os jogos se revezam entre a América do Sul, América do Norte e América Central. Segundo ele, como o torneio de 2003 será em San Domingo (Caribe), a lógica indica que a próxima sede deve ser na América do Sul. O plano de encargos apresentado em abril à organização dos jogos prevê a concentração das atividades na Barra da Tijuca, com a montagem de equipamentos esportivos para disputas no Riocentro (boxe, tênis de mesa, judô e mais quatro modalidades); Autódromo (atletismo, basquete, ciclismo, natação, nado sincronizado e ginástica); Cidade do Rock (tiro, beisebol e softbol). Haveria competições também na Lagoa Rodrigo de Freitas e em uma arena montada na Praia de Copacabana. Já as cerimônias de abertura e encerramento, bem como os principais jogos de futebol, aconteceriam no Maracanã.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla