Ministério do Esporte Turista em primeiro lugar
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Turista em primeiro lugar

"Vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais?" Você já encontrou resposta para essa simples questão? A frase, adaptada, extraída de ditos populares, foi utilizada tempos atrás numa brilhante estratégia de marketing que nos remete imediatamente a uma das mais conhecidas marcas de biscoitos do país. E refletindo sobre a indústria do turismo, em busca de respostas, acabo por me lembrar dos biscoitos. Mas a semelhança de assuntos pára por aí, nesse questionamento. Seis meses após o contato direto com a atividade turística, através do Governo do Estado, onde respondo pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, quero compartilhar uma reflexão. "O turista visita um local porque nele existe infra-estrutura ou é a infraestrutura que segue os passos do turista que freqüenta o local?" Em outras palavras, quem vem primeiro: o turista ou a infra-estrutura? Considerando que os investimentos acompanham uma demanda de mercado, eu fico com a primeira opção. Um atrativo só será visto como alternativa de investimento se já houver uma demanda mínima de turistas freqüentando o local. Aliás, onde existe consumo, sempre há interesse em investir. Utilizando estratégias de marketing em âmbito estadual, nacional e até internacional, estamos estimulando o aumento de turistas em nosso Estado, lembrando sempre que a nossa maior vocação é o ecoturismo, que trabalha de forma seletiva. E ninguém deve, nessa altura do campeonato, tentar reinventar a roda. Os grandes operadores de turismo e agentes de viagens do Brasil e de todo o mundo participam das principais feiras de turismo nacionais e internacionais. Então, se não temos como falar diretamente ao turista, usamos a cadeia do turismo, para divulgar o potencial de Mato Grosso. Com esse intuito participamos, em janeiro deste ano da XXII FITUR, realizada em Madrid (Espanha), considerada a segunda maior feira internacional de turismo. Em março, integramos a comitiva brasileira na West Coast (Estados Unidos), e participamos da Feira de Berlim na Alemanha, considerada a maior do mundo. Mais recentemente, estivemos presentes na Brite, a maior feira de turismo da América Latina, integramos o Comitê Visit Brasil, da Embratur, em feiras de turismo realizadas em Portugal, representamos o Estado na Conferência Internacional de Ecoturismo, em Quebec (Canadá), e participamos da FITA (Feira Internacional de Turismo da Amazônia), realizada em Belém (PA). Tomamos ainda a iniciativa de potencializar o resultado dessas viagens, em reuniões com operadores e imprensa especializada de diversos países, realizadas em parceira com as embaixadas brasileiras da Holanda, Paris e Bélgica, na Europa, e também em San Francisco, Los Angeles, Nova York e Washington, nos Estados Unidos. Os resultados foram além das expectativas. Com estas ações, conseguimos incluir Mato Grosso nos catálogos dos maiores operadores de turismo desses países. Nada menos que doze mega-eventos em cinco meses, uma verdadeira maratona viabilizando negócios, estimulando contatos diretos entre os empresários mato-grossenses e os operadores internacionais de turismo. Outra forma bastante utilizada de divulgação de um destino turístico é a realização de fan-tour, viagens de reconhecimento para jornalistas especializados em turismo. Em abril, durante a festa do Pantanal, recebemos 23 profissionais da imprensa especializada de todas as regiões do país e ainda da Holanda e Alemanha. A operação nos rendeu reportagens especiais em todos os jornais e revistas que participaram do fan-tour, entre elas, capa e matéria de destaque no suplemento de turismo do Jornal Estadão. Esta semana, recebemos o exemplar do jornal alemão Magazin com Mato Grosso na capa do suplemento de turismo, e mais duas páginas inteiras dedicadas ao Estado. A embaixada do Brasil em Haia (Holanda), enviou cópia e tradução de reportagem publicada no Jornal holandês De Telegraaf. Em julho, vamos receber outra comitiva de jornalistas e operadores vindos da França. Não temos a pretensão, ainda, de sermos exemplares no quesito "atendimento", mas caminhamos a passos largos, em busca da qualidade no receptivo ao turista. No ano passado assinamos, só com o Sebrae-MT, convênios no valor de hum milhão de reais que foram aplicados exclusivamente em treinamento de técnicos, lideranças, profissionais e empresários do setor turístico, atingindo um público superior a 1.600 pessoas. Vale lembrar que são profissionais que trabalham como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Este ano, novos convênios dessa natureza estão sendo assinados. O mercado de trabalho já recebeu a primeira turma de turismólogos, profissionais de nível superior, formados pela Unirondon. Em todo o Estado, são cerca de 700 alunos estudando turismo em nível de ensino médio, superior e especialização. Para o trabalho de conscientização da comunidade, a ferramenta é o PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) que conta em nosso Estado com 75 municípios engajados. São mais de 200 monitores de turismo, também multiplicadores de conhecimentos. E falando em conscientização, é fundamental considerarmos o consumidor final, neste caso, o turista, seja ele de fora ou daqui mesmo de Mato Grosso. Para a formação de turistas conscientes de seus direitos e deveres, a campanha "Passear em Mato Grosso é bom demais", criada pela Sedtur no ano passado, foi escolhida pela Embratur como a melhor do país. E serviu de base para a elaboração da cartilha do consumidor turista, que já está sendo distribuída pelo Governo Federal e também pelo Procon em Mato Grosso e todo o país. Ficamos satisfeitos em saber que o fluxo de turistas em nosso Estado aumenta ano a ano. Isso representa o crescimento da atividade, a evolução do segmento como um todo. Enfim, o caminho certo para a consolidação da indústria da paz em Mato Grosso. * JEVERSON MISSIAS DE OLIVEIRA, economista, secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.
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