Ministério do Esporte Bahia terá único museu de Rodin fora da França
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bahia terá único museu de Rodin fora da França

Salvador vai sediar o único museu fora de França dedicado aos trabalhos do escultor August Rodin, considerado um dos maiores do último século. Gestões nesse sentido estão sendo ultimadas entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Cultura e Turismo e o governo francês. O museu funcionará no Palacete Catharino, na Graça, onde atualmente está instalado o Conselho Estadual de Cultura, que irá para o Campo Grande, ocupando o atual prédio da Procuradoria Geral do Estado. A informação foi prestada aos conselheiros do CEC durante sessão especial, ontem à tarde, em que foi homenageado o secretário da Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzzi. De acordo com o secretário, a vinda do museu para a Bahia representa um ganho importante para o Estado, uma vez que fora da França existem apenas três instituições de colecionadores particulares que abrigam obras desse que é considerado um dos maiores escultores da humanidade - no Japão, na Coréia e nos Estados Unidos. Na França, é o quarto museu mais visitado do País. As gestões para trazer a instituição para a Bahia vinham sendo feitas há oito meses e foram iniciadas logo após a exposição que trouxe as obras de Rodin pela primeira a Salvador, no ano passado. Gaudenzi informou que evitou divulgar o projeto devido a um acordo com os representantes franceses, que deverão fazer o anúncio oficial da instalação da unidade na Bahia. Inovador August Rodin redefiniu a escultura. O artista desenvolveu um estilo inovador próprio com base no modelo vivo. Quando jovem, havia sido rejeitado três vezes pela École dês Beaux-Arts. Seu primeiro trabalho importante foi A Idade do Bronze. Morreu em 1917 e pode ser apontado como um dos escultores de criatividade mais intensa e pela sua liberdade de abordagem, que fazem dele um ponto de referência da arte contemporânea.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla