Ministério do Esporte Turismo fortalecido
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Turismo fortalecido

Três pólos turísticos da Bahia - Salvador/Baía de Todos os Santos, Litoral Sul e Chapada Diamantina - estão contemplados pelo Prodetur II (Programa de Desenvolvimento do Turismo) com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco do Nordeste do Brasil, que serão aplicados em projetos de capacitação profissional no setor. Diferentemente do Prodetur I, que na Bahia investiu US$ 223,5 milhões em obras de infra-estrutura, concentradas, principalmente, na Costa do Descobrimento e que beneficiaram diretamente os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, a segunda etapa do Prodetur cuidará, especificamente, da melhoria da qualidade dos serviços oferecidos para atrair os turistas, garantindo, conseqüentemente, o retorno dos investimentos. É uma política correta. Produzir empreendimentos turísticos, tão-só, não basta para assegurar sua rentabilidade. É preciso aperfeiçoar os serviços ligados ao turismo, da rede hoteleira ao receptivo e aos demais segmentos que integram a esteira da "indústria sem chaminés". Preparar adequadamente os garçons, o maître, o recepcionista e outros trabalhadores que estão, por assim dizer, na linha de frente do negócio do turismo é fundamental, uma garantia de volta dos visitantes. Daí a importância de instituições que, como o Senac, mantêm cursos para preparar mão-de-obra para hotéis e restaurantes, oferecendo, além de conhecimentos teóricos, a prática do dia-a-dia, por meio de empreendimentos do ramo que funcionam como verdadeiras escolas. O potencial turístico baiano, que não se esgota e ainda recentemente passou a incorporar a Costa Dourada, no sul do Estado, que entre outras belezas possui falésias e praias ainda virgens, é uma garantia para os que querem investir nos pólos de atração. E esta vocação está sendo olhada e reconhecida pelos novos investimentos que se fazem em diversas regiões, a começar por Salvador, que ganha com a reinauguração, hoje, de uma unidade de um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, o Pestana, que adquiriu o antigo Hotel Meridien, ampliando sua capacidade para 433 leitos e implantando serviços de modernização que o tornam o maior do Nordeste. O que se investe racionalmente no turismo representa garantia de retorno. Em todo o mundo.
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