Ministério do Esporte Plano Estratégico prevê centro turístico na Rocinha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Plano Estratégico prevê centro turístico na Rocinha

Alan Gripp O Rio já tem pronta a cartilha que vai pautar daqui para frente o trabalho da prefeitura em todas as suas áreas de atuação. Um dos principais projetos do prefeito Cesar Maia, o Plano Estratégico da Cidade, prestes a sair do forno, foi elaborado com base nas principais reivindicações dos moradores de cada área, ouvidos em dezenas de reuniões e numa pesquisa com mais de 1.300 entrevistados. Na prática, ele servirá de base para os decretos do prefeito e para a elaboração do orçamento do município. Equipe dividiu a cidade em 12 regiões A primeira medida orientada pelo Plano Estratégico já foi anunciada por Cesar Maia: a escolha do bairro de Acari, pior do Rio segundo relatório das Nações Unidas, como área prioritária para investimentos. As zonas Oeste e Sul também receberão investimentos pautados pela cartilha, ambas de incremento ao turismo. Campo Grande, por exemplo, ganhará um programa de ecoturismo; e a Rocinha, um posto para recepção de turistas. A maior favela da América Latina recebe a média de mil visitantes por mês na alta temporada, a maioria por meio de agências internacionais. Para eleger as prioridades com maior precisão, a equipe do Plano Estratégico dividiu a cidade em 12 regiões. Segundo a diretora executiva do projeto, a arquiteta Cecília Castro, que comandou os encontros com os moradores e a pesquisa, essa foi a melhor forma de ter um retrato fiel das carências de cada área: - Na prática, demos um zoom na cidade inteira e descobrimos as carências e potencialidades de cada região, de acordo com seus moradores. Além de pautar as ações municipais, Cecília diz que o Plano Estratégico também vai auxiliar o trabalho de ONGs, do governo estadual e, principalmente, de universidades, que estão sendo chamadas para parcerias com a prefeitura. - O Rio tem alta concentração de cursos de ciência e tecnologia e não podemos abrir mão desse apoio para pôr em prática nossas ações - disse a diretora executiva. Hotel das Paineiras será centro gastronômico A participação dessas universidades será decidida nas próximas semanas. Segunda-feira, a equipe do Plano Estratégico iniciará a última etapa de reuniões. Nessa etapa, vai ser decidida a responsabilidade das instituições em cada projeto. As universidades poderão participar, por exemplo, da criação de um complexo cultural em Santa Cruz, que terá um teatro de arena, e da recuperação do prédio do Hotel das Paineiras, na Floresta da Tijuca. A idéia do município é transformar o hotel em centro gastronômico e em escola de hotelaria.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla