Ministério do Esporte Olimpíada de surdos começa hoje em Passo Fundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Olimpíada de surdos começa hoje em Passo Fundo

Cerca de 1,5 mil deficientes auditivos estarão reunidos na cidade até sábado VIVIAN EICHLER Especial/ZH Cerca de 1,5 mil deficientes auditivos estão reunidos desde ontem, em Passo Fundo para disputar a 1ª Olimpíada de Surdos do Brasil. Até sábado, eles participarão de provas em 11 modalidades, que servirão de eliminatórias para escolher uma seleção olímpica. São atletas de 120 associações que, por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), podem participar, com outros desportistas, dos jogos olímpicos tradicionais, já que não são considerados atletas paraolímpicos, explica o coordenador do evento, Gustavo Bresolin, 25 anos: - O surdo não é doente e tem a mesma capacidade de um ouvinte, só precisa de sinais visuais em vez de sonoros - explica Bresolin. Bresolin é estudante de Educação Física e luta para conquistar espaços aos surdos na sociedade. Ainda bebê, ele perdeu 95% da capacidade auditiva por causa de um tratamento inadequado para otite. - Enviamos projetos aos governo federal e estadual, pedimos apoio a instituições e empresas e agora estamos conseguindo realizar um sonho, que é movimentar os surdos em torno do esporte e reduzir o preconceito contra eles - diz João Bresolin, pai de Gustavo. O encontro é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos, pela Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul, pela Contato Surdo Eventos e pela Confederação Sul-americana de Desportos de Surdos. Após essa etapa, os melhores atletas concorrerão com deficientes auditivos de outros nove países da América Latina na 1ª Olimpíada de Surdos do Mercosul, que ocorre em novembro, também em Passo Fundo. A abertura dos jogos ocorre hoje, às 8h30min, no estádio Fredolino Chimango. Depois do desfile das 27 delegações, os atletas percorrerão diferentes ginásios, campos e quadras esportivas da cidade, dando início às competições. Paralelamente, haverá o seminário Surdos: O Cidadão Como Símbolo - Desafios Para um Novo Tempo. Cerca de 300 educadores e diretores de instituições de surdos são esperados no Clube Juvenil (Rua Benjamin Constant, 286) para discutir a legislação brasileira, que prevê a inclusão dos surdos nas escolas de ouvintes. A abertura do seminário ocorre hoje, às 19h, com a secretária especial do Ministério da Educação, Marilene Ribeiro dos Santos. Até quinta-feira, serão promovidas palestras pela manhã e à noite. O encerramento será às 10h30min de quinta-feira.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla