Ministério do Esporte Cresce turismo entre o time da terceira idade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cresce turismo entre o time da terceira idade

Marcos Nunes A terceira-idade é considerada estimulador do setor de turismo em todo o mundo, mas no Brasil, em 2001, o segmento foi responsável por apenas 20% das vendas do turismo, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens. Essa situação e a qualidade de vida na terceira-idade são alguns dos temas discutidos desde ontem, durante o VI Congresso Luso-Brasileiro da Melhor Idade, que reúne em Fortaleza (CE), mais de 3 mil participantes de delegações brasileiras e 300 da delegação portuguesa. Mais importante evento do ano para o segmento, o congresso é um evento mundial, que todo ano acontece em alguma parte do Brasil. As viagens são motivadas pelo tempo livre e a renda, mesmo que nem sempre alta, mas fixa. Segundo Nadir Parigot, presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, com 208 mil associados, em média são promovidos oito encontros nacionais e oito regionais, por ano. O pessoal sempre aproveita as baixas temporadas e os descontos oferecidos às excursões em grupo. Além disso, 93% dos turistas de terceira idade costuma fazer compras durante os encontros. Nadir acrescenta que um dos estimulos aos participantes é ter certeza de que, após muitos anos de trabalho, é preciso viver bem a vida que tem. Segundo a empresa de turismo Bancorbrás, é necessário um cuidado diferenciado com grupos de terceira-idade, mas ela acrescenta que muitos viajam com mais frequência que os clientes mais jovens. Animação sempre, até os 80 O grupo animado chamava a atenção enquanto tirava fotos antes do embarque. Muitos não estavam na primeira excursão, mas mostravam animação para passar o ano de um canto ao outro do mundo. Era o caso de Ilza Ehn Mendonça, de 80 anos, que veio de Manaus para acompanhar a filha, e já se preparava:s. "Gosto muito de dançar, não me canso. Mas o melhor é conhecer pessoas e sair de casa". Com a média de seis viagens por anos, antes mesmo do embarque para Fortaleza, ela já organiza a próxima viagem que fará, para Portugal. Sua filha, Ilza Mendonça, de 56 anos, diz que participar de eventos desse tipo estimula a qualidade de vida. "Participamos todos os anos de um encontro em Caldas Novas. Além das atividades de lazer, há palestras para quem busca um envelhecimento saudável". O casal Almiro e Rosa Amorin, de 73 e 67 anos conta que viajar é, ainda por cima, ótima oportunidade para comer bem. A coordenadora do grupo, Nadjalha Alencar, conta que a média de idade dos grupos é de 60 anos, mas são comuns clientes com mais de 80 anos.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla