Ministério do Esporte Ministro participa do evento
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro participa do evento

Fortaleza está tomando uma atitude inteligente em se candidatar e em se preparar para ser a capital brasileira da melhor idade. A opinião é do ministro do Esporte e do Turismo, Caio Luiz de Carvalho, que participou ontem à noite, no Centro de Convenções do Ceará, da abertura do VI Encontro Luso-brasileiro dos Clubes da Melhor Idade/Turismo Sênior e do VII Congresso Brasileiro da Melhor Idade. Para o ministro, o turismo para pessoas acima de 50 anos é uma tendência mundial e que ainda não foi descoberto, em sua plenitude, pelos empresários brasileiros. "Esse público tem tempo livre, grande parte tem também poder aquisitivo, e prefere as épocas de baixa estação, por ser menos conturbada, e por isso acaba contribuindo para que haja geração de renda contínua e transforme os empregos temporários em definitivos", avalia. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 23 milhões de pessoas com mais de 50 anos. Destes estima-se que 3 milhões tenham elevada estabilidade financeira. "O turismo na melhor idade sempre foi uma tendência mundial", disse o ministro, que também acredita no crescimento do setor, envolvendo pessoas com menor recurso financeiro. ATIVIDADES - Os eventos prosseguem até domingo com palestras, conferências e workshops no período da tarde, enquanto pela manhã a programação prevê visita a pontos turísticos de Fortaleza e a praias vizinhas. Já à noite, de hoje até último dia, os participantes participarão de festas pela cidade. O destaque de hoje, à tarde, será o workshop sobre "Turismo Sênior e Ecoturismo". A programação também prevê a apresentação da cooperativa de trabalho que tem como objetivo aproveitar as habilidades das pessoas acima de 50 anos e treiná-las para que elas possam incrementar sua renda familiar com atividades profissionais. INCENTIVOS - No Brasil, existem 518 clubes especializados com as pessoas da melhor idade, somando mais de 200 mil associados. A partir dos grupos organizados, informou a presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Nadir Parigot, são oferecidos pacotes turísticos e descontos em estabelecimentos, tudo para incentivar a atividade. Informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.melhoridade.org.br.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla