Ministério do Esporte Copa da Coréia e do Japão não terá cigarro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Copa da Coréia e do Japão não terá cigarro

Não será permitido fumar nas dependências dos estádios de futebol da Coréia e do Japão durante os jogos da Copa. Esta será a primeira Copa do Mundo de Futebol sem cigarro. A abertura, nesta sexta-feira, coincide com a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco. Com o slogan O Esporte Livre do Tabaco, a Organização Mundial de Saúde (OMS) quer evidenciar o fato de que o hábito de fumar não combina em nada com o esporte e chamar a atenção sobre os malefícios que pode trazer tanto a saúde dos fumantes quanto a dos não-fumantes. Junto aos 191 países-membros, entre eles o Brasil, e em parceria com entidades como o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outras organizações regionais e locais, a OMS vai aproveitar o momento em que todos os continentes terão vários de seus países participando da competição para alertar sobre a estratégia da indústria do tabagismo que, através do patrocínio direto e indireto de eventos esportivos e de atletas, pretende alcançar o jovem, seu alvo. A Copa de Futebol está sendo realizada livre do patrocínio e da publicidade do tabaco. A entidade considera que "o tabagismo é uma doença transmissível - que vem sendo transmitida pela propaganda ou pelo patrocínio" e que a tática de marketing das companhias tabagísticas para induzir os jovens à experimentação do cigarro está associada aos jogos esportivos de todo o mundo. O resultado de um inquérito demonstrou que o consumo dos derivados do tabaco entre adolescentes indianos aumentou cinco vezes, após a Copa Mundial de Cricket, na Índia, em 1996. Segundo o subchefe da Divisão de Controle de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde (Inca-MS) as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco devem evidenciar o fato de ser o esporte uma celebração da vida e, por isso, muito distante do cigarro, que causa doença e morte. Do jogo improvisado das "peladas" aos times da escola e campeonatos estaduais e nacionais, Copa do Mundo e Olimpíadas - os esportes inspiram vida saudável e em nada combinam com o vício de fumar. O Dia Mundial sem Tabaco vem sendo comemorado no Brasil desde 1989, com adesão crescente de Estados e municípios, articulados pelo Inca. Vários municípios alagoanos vão comemorar a data com caminhadas, corridas ciclísticas, torneios de futebol e vôlei, palestras educativas nas escolas e nas comunidades, concursos de cartazes, feiras culturais e apresentações artísticas.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla