Ministério do Esporte Turismo será usado como instrumento social
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Turismo será usado como instrumento social

O turismo é um instrumento poderoso para o Nordeste resolver as questões sociais, afirmou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Caio Luiz de Carvalho, na abertura do Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável do Turismo, realizado no Banco do Nordeste, dentro da programação da 43 Reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) O presidente da Embratur considera a primeira fase do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur I) era necessária, sem a qual nada aconteceria no Nordeste. "Nessa segunda fase, a Embratur partirá para uma consolidação, já corrigindo os erros cometidos, e com uma visão mais clara de como podemos potencializar a utilização dos recursos para incrementar o segmento do turismo", frisou. Para aumentar o turismo no Nordeste, Caio de Carvalho disse que o governo tem que cuidar de infra-estrutura básica nas regiões turísticas de forma a gerar cenários melhores, visando melhorar a qualidade de vida da população e atrair investimentos privados. Os investimentos privados na área do turismo vão gerar empregos e receitas para os municípios. Por outro lado, completa Caio de Carvalho, a Embratur tem que incentivar os empresários a investir em programas de capacitação e qualificação de mão-de-obra, melhorar a qualidade dos serviços. Além disso, o presidente da Embratur reconhece a necessidade de trabalhar para a modernização de leis, no sentido de que tanto os municípios, estados e o próprio País tenha um produto competitivo. Outra meta da Embratur é trabalhar com um marketing segmentado, criando produtos, transformando matérias-primas em produtos. Citou, o caso de uma cachoeira, que não é um produto, mas pode se transformar em um produto turístico. Para ele, o setor privado precisa "abraçar" as três regras básicas do turismo mundial: customizar os seus produtos para descobrir o que o consumidor quer e o que ainda não sabe que deseja;segundo, fidelizar o cliente devido a grande concorrência e, em terceiro lugar, ter qualidade.
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