Ministério do Esporte Brasil descobre os parque temáticos
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Brasil descobre os parque temáticos

Já são 195 empreendimentos pelo País, que faturaram R$ 430 milhões em 2000 e fecharam a temporada atual com incremento de 25% no número de freqüentadores São Paulo - Parques para passear, aprender, brincar ou radicalizar. Entre temáticos, aquáticos, de diversões e até parques móveis, o Brasil tem 195 empreendimentos. Segundo a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), o setor faturou em 2000 cerca de R$ 430 milhões. O balanço de 2001 ainda não está fechado - a temporada terminou com o Carnaval, mas a Adibra estima o aumento de público em 25%. Em todo o mundo, os parques movimentam US$ 17 bilhões anualmente. E só os Estados Unidos e o Canadá respondem por mais da metade desse valor, US$ 8 bilhões, com visitação de 300 milhões de pessoas. Em seguida, vêm as regiões da Ásia e do Pacífico, com US$ 5 bilhões. A Europa gera, somente com a EuroDisney, US$ 3 bilhões. A América Latina vem por último, com US$ 1 bilhão, mas é considerada um mercado bastante promissor. O presidente da Adibra, Francisco Lopes, diz que o País está vivendo um período de consolidação dos parques temáticos. "O negócio de parques no Brasil pode ser considerado recente. Há uma mudança de comportamento do brasileiro, em busca de lazer e entretenimento diferenciados". Segundo Lopes, nos últimos anos o crescimento de parques foi favorecido devido a uma política nacional mais voltada para o turismo. "Agora estamos vivendo uma fase em que é necessário criar condições para os parques se manterem, a partir de novos atrativos para o público", avisa. O presidente da International Association of Amusement Parks and Attractions (Associação Mundial de Parques Temáticos e Atrações) é o brasileiro Alain Baldacci, que tem entre os associados o conglomerado Walt Disney World, a Universal Studios e a Sea World. Lopes ressalta a importância de um brasileiro frente a uma entidade desse porte. "Atrai atenção para o negócio no Brasil, além da oportunidade de uma participação mais efetiva no setor". Os parques temáticos proporcionam lazer abordando temas específicos. São áreas amplas para diversão e entretenimento com infra-estrutura adequada, segurança, alimentação, venda de lembrancinhas para visitantes e transporte fácil. O Brasil conta com 11 parques nesta categoria, que oferecem esses serviços para atender às famílias. Segundo Lopes, as agências de turismo estão descobrindo as vantagens dos parques e incorporando o programa em seus roteiros. "A taxa de visitação tem aumentado. Parques dão certo no mundo inteiro, o potencial para crescer ainda mais existe."
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