Ministério do Esporte Lago será capital da vela
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lago será capital da vela

Monopólio das cidades banhadas pelo mar, as regatas brasileiras ganham um novo cenário, distante mais de 1000 km da água salgada. A partir do próximo fim de semana, Brasília recebe simultaneamente, pela primeira vez, três importantes competições do calendário 2002 da vela nacional: as seletivas Pré-Olímpica e Pré-Pan-Americana, e a Copa da Juventude, que compõem a Semana Petrobras de Vela. "Esse evento representa uma das etapas de classificação para as Olimpíadas de Atenas, em 2004, e para os Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana", explica o vice-presidente da Federação Náutica de Brasília, Celso Freddi. O resultado da seletiva Pré-Olímpica, somado à classificação do Campeonato Brasileiro de 2001, definirá a Equipe Permanente de Vela Olímpica de 2002, que terá direito a treinamento especial nos Centros de Excelência Olímpica, e receberá ajuda de custo durante todo o ano. Na seletiva Pré-Pan-Americana, será definida a Equipe Permanente de Vela Pan-Americana de 2002. Nesse caso, o prêmio é a participação, este ano, em algum importante campeonato internacional. Na Copa da Juventude, só podem competir iatistas com no máximo 18 anos, que brigarão por uma vaga, por classe, no Mundial da Juventude, em julho, na França. Cerca de 350 atletas invadirão as águas do Lago Paranoá para a disputa das três competições, nas 14 classes. Dentre os quais alguns medalhistas olímpicos, como Torben e Lars Grael, e Robert Scheidt. "O Lago Paranoá é um local com muito pouco vento, difícil de velejar", explicou o pentacampeão mundial Scheidt, de 28 anos. "Para o Pré-Olímpico, estou treinando, esta semana, no lago da represa de Guarapiranga, em São Paulo", afirmou o velejador paulista, considerado o melhor do mundo em 2001 pela Federação Internacional de Vela.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla