Ministério do Esporte Solicitada maior atenção de vereadores ao turismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Solicitada maior atenção de vereadores ao turismo

O avanço do Brasil na última década não impede a coordenadora do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), Anna Maria Marcondes Machado, de apontar os desafios do turismo no Brasil. "Não se pode tapar o sol com a peneira. Culturalmente, não havia uma preocupação com o turismo. Para mudar isso, demora pelo menos uma geração. Estamos na metade do caminho", afirmou Anna Maria, que participou ontem do 15º Congresso Brasileiro de Vereadores. O outro palestrante do dia foi o superintendente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), José Escobar. O dirigente insistiu na necessidade de modernização das câmaras de vereadores. Criado pela Embratur, o PNMT atinge 1.080 cidades do País. Em Santa Catarina, 208 dos 293 municípios participam do programa, a maioria, 141, ainda está na segunda fase do PNMT, que se divide em três etapas. "Pelo próprio índice de qualidade de vida e de cultura, Santa Catarina apresenta bons números", afirma Anna Maria. Mesmo participando de um encontro de vereadores, a coordenadora do PNNT não deixou de lamentar a postura dos parlamentares municipais. "Os vereadores talvez sejam os que menos aderem. Aliás, às vezes, até atrapalham: muitos projetos de criação de conselhos municipais de turismo ficam parados devido a brigas políticas. Turista não quer saber de quem é o partido da cidade que visita". Quando o PNMT começou a ser implantado, pelos cálculos de Anna Maria, apenas 5% dos municípios brasileiros contavam com secretaria de turismo. Hoje o percentual é de 80%. "Isso comprova uma evolução de mentalidade. Mas tem muito prefeito que só pensa em trazer indústria, criar distrito industrial, colocar placas. Turismo gera muito mais emprego com custo bem menor", recomenda. Anna Maria também recomenda o fim da "cultura" de sonegação. "A nota tem que ser exigida e dada. Tem de haver arrecadação nem que se façam campanhas para isso." Com os atentados nos Estados Unidos, setembro passado, Anna Maria previu o aumento de turistas no Brasil. "Até houve, se tratando de turistas americanos e europeus. Mas acabou "empatando" devido à crise da Argentina, que prejudicou a região Sul", explica. Em 1993, eram realizadas 17 milhões de viagens no Brasil. Hoje chegam a 53 milhões. O número de turistas vindos do exterior era de 1,5 milhão no início da década de 90. Em 2002, devem atingir a marca de 5,5 milhões. A França, o destino turístico mais procurado do mundo, recebe esse total a cada 30 dias. (JS)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla