Ministério do Esporte São Paulo lança candidatura à Olimpíada
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

São Paulo lança candidatura à Olimpíada

Na abertura de seminário do COB no Rio, cidade oficializa intenção de receber pela 1ª vez competição, em 2012 SÉRGIO RANGEL DA SUCURSAL DO RIO A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), oficializou ontem a candidatura da cidade à realização dos Jogos Olímpicos de 2012. O anúncio foi feito durante a abertura do seminário organizado no Rio de Janeiro pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que conta com palestrantes do COI (Comitê Olímpico Internacional), para fornecer subsídios às candidaturas brasileiras. É a primeira vez que o município vai tentar recepcionar uma edição dos Jogos Olímpicos. ""Para conseguir realizar a competição, o tempo é de cerca de dez anos de antecedência. Agora, temos que nos preparar para isso", afirmou a prefeita, que completou 57 anos ontem. A competição mais importante que São Paulo realizou foi o Pan-Americano de 1963. A cidade também conseguiu o direito de receber o Pan de 1975, mas desistiu de organizá-lo. O evento acabou realizado na cidade do México. Na competição, João do Pulo estabeleceu o recorde mundial do salto triplo. A Prefeitura de São Paulo aproveitou o evento de ontem para também lançar a candidatura da cidade para realizar os Jogos Sul-Americanos de 2006. Marta não falou sobre o valor do investimento necessário para que a cidade venha a ser escolhida. ""Para concorrer, o investimento terá que ser grande, o que não se faz em dois ou quatros anos. Temos que investir em setores desde a infra-estrutura da cidade até na própria juventude que vai participar", disse a prefeita. ""Até lá [2012", não vai sobrar um mosquito da dengue em canto nenhum", acrescentou ela. Além de São Paulo, o Rio também já manifestou a intenção de se candidatar como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A escolha da cidade-sede ocorrerá em 2005 pelo COI. ""Rio e São Paulo acabam sempre disputando. Se eles querem, nós também queremos. Agora, é ver quem investe mais", afirma a prefeita de São Paulo. O Rio já foi candidato para receber os Jogos de 2004. A cidade foi eliminada na primeira fase da disputa. Atenas foi a vencedora da eleição no COI. A vice-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), afirmou ontem que o Estado apóia a candidatura carioca. O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), está na Europa. Brasília também já tentou realizar uma Olimpíada. A cidade foi candidata aos Jogos Olímpicos de 2000, realizados em Sydney, na Austrália. A candidatura da capital federal foi deixada de lado antes da votação do COI. Marta disse não acreditar que uma mudança de governo na prefeitura poderá inviabilizar a candidatura da cidade. ""Não tem perigo. É um benefício muito grande para a cidade e para o país. Para se realizar os Jogos Olímpicos, vamos ter que contar com o apoio federal, estadual, da iniciativa privada e do próprio COB", explicou ela. Até o fim do mês de julho, o COB vai preparar um manual interno de candidatura. O documento servirá como uma espécie de sabatina para as cidades que pretendem realizar eventos internacionais no país.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla