Ministério do Esporte TAM adere ao bilhete eletrônico
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TAM adere ao bilhete eletrônico

Rio, - Em parceria com a Flytour, a companhia já vendeu 10,5 mil passagens aéreas pela internet A consolidação da oferta de serviços como o tíquete eletrônico - lançado pela Gol - que deu força à política de venda direta de passagens pelas companhias aéreas, tem forçado agências e operadoras de turismo a investir em tecnologia para oferecer o mesmo produto e, desta forma, não perder terreno. A operadora Flytour, a primeira a desenvolver a tecnologia, está comemorando a parceria que firmou com a TAM para a venda de bilhetes eletrônicos por meio de seu site. Em apenas um mês e meio de operação, o e-flytour.com.br já vendeu mais de 10,5 mil e-tickets, como é chamado o bilhete eletrônico. A empresa, que também vende pacotes de viagens, poderá disponibilizar o serviço de tíquete eletrônico para outras agências. "Já temos 500 agências cadastradas utilizando o serviço. Elas ganham uma senha e podem vender o bilhete da TAM de qualquer lugar do mundo", afirma Carlos Vazquez, diretor comercial da Flytour. Segundo consultores do setor de turismo, a oferta de e-ticket pelas agências de viagens será, em um prazo de três a cinco anos, um diferencial competitivo no mercado de turismo nacional. "Todas as companhias aéreas terão o serviço de bilhete eletrônico. A economia de custos é o principal benefício. Em três meses já é possível obter o retorno do investimento. Estamos negociando com outras companhias aéreas internacionais", diz Carlos. Depois da TAM e da Gol, chegou a vez da Varig lançar o e-ticket. A empresa anunciou ontem que já vende bilhetes sem necessitar da emissão da passagem nos aeroportos do Rio, São Paulo, Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). "Em 60 dias, o bilhete será válido em todo o Brasil. O passageiro pode fazer a reserva, comprar e pagar pela internet ou telefone", afirma o vice-presidente comercial da Varig, Roberto Macedo. A evolução do serviço já permite que companhias aéreas concorrentes ofereçam o mesmo bilhete eletrônico para viagens em que haja combinação de vôos. United Airlines e American Airlines, duas das maiores empresas aéreas dos Estados Unidos, estão lançando o e-ticketsm. O produto, em fase de testes no Brasil, faz com que as reservas efetuadas nas duas linhas aéreas estejam integradas. Permite o acesso e armazenamento das informações eletronicamente, facilitando a troca dos bilhetes, sem uso do papel. O novo serviço pode ser emitido tanto pela United como pela American em suas centrais de reservas, aeroportos e guichês de passagens. A United Airlines oferece ainda a possibilidade de emissão do bilhete eletrônico em qualquer combinação que inclua, além da American, a Air Canada, a Continental ou a Northwest. Nos Estados Unidos, mais de 73% dos passageiros freqüentes da United usam bilhetes eletrônicos.
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