Ministério do Esporte Piruetas profissionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Piruetas profissionais

Brasília recebe o primeiro centro regional de treinamento de ginástica Leonardo Meireles Da equipe do Correio Jaqueline Pires é presidente da Federação Brasiliense de Ginástica há 12 anos. Antes, já tinha dedicado outros 18 anos ao esporte, como atleta e técnica. Mas ontem ela teve um dos dias mais especiais em sua carreira. Foram três boas notícias, duas em conseqüência da montagem do Centro Regional de Treinamento, no Colégio do Setor Leste, na 611/612 Sul. A inauguração do Centro teve a presença de outra dirigente, Vicélia Florenzano, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica. E ela confirmou: já está certa a vinda dos nove atletas da Seleção Brasileira masculina de ginástica olímpica e, em dezembro, serão realizados em Brasília os campeonatos pan-americanos de ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva e trampolim. ''Faremos o mesmo trabalho que vem sendo desenvolvido com a Seleção feminina, em Curitiba'', diz Vicélia. Desde o final de janeiro, a equipe brasileira está treinando na capital paranaense. Uma das estrelas, a paulista Stefani Salani, 18 anos, esteve na cidade onde fez uma apresentação. ''Antes reuníamos há poucos dias da competição. Agora o treino está rendendo mais, está sendo o mesmo para todas'', comemora Stefani. A mesma opinião tem a brasiliense Juliana Brito, 12 anos. Em 2001, ela fez parte da Seleção Brasileira infantil e agora pretende competir na juvenil com a criação do centro regional. ''Vai melhorar a ginástica de todas as atletas de Brasília. Pode até existir um ginásio tão bom quanto este, mas melhor não existe'', afirma. Parcerias O Centro Regional de Treinamento, o primeiro do Brasil, é para os atletas do Centro-Oeste. ''Este aqui, no entanto, também poderá receber ginastas do Norte e do Nordeste'', adianta Vicélia. Por enquanto, nove meninas e cinco meninos usarão a estrutura. ''Estamos trabalhando este projeto há três anos. É um sonho que vejo realizar'', emociona-se Jaqueline Pires. Segundo ela, a parte técnica do projeto será dirigida pela federação. Mas o funcionamento dependerá das parcerias. O dinheiro virá da Secretaria de Esporte e Lazer. A Secretaria de Educação entrará com a estrutura física (o Setor Leste) e com os professores. A confederação ficará com a promoção dos campeonatos. A Universidade de Brasília terá também um papel importante, vai prestar serviço laboratorial e ceder apartamentos. Será em dois deles que a Seleção Brasileira masculina ficará alojada. O técnico cubano, Emílio Sagre, vai ajudar. Mas para orientar os ginastas, haverá um treinador, ainda não definido. Carlos Corbucci, vai cuidar do time feminino.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla