Ministério do Esporte Governo lança fórum para apoiar o turismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governo lança fórum para apoiar o turismo

Os ministros do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, instalaram ontem, em o Fórum de Competitividade do Turismo, que reunirá empresários, trabalhadores e governo para tentar superar os problemas do setor. ''Estou muito contente, pois essa era uma reivindicação antiga", disse Carvalho. Em 2000, o turismo internacional movimentou US$ 22,3 bilhões. A participação do Brasil ficou em US$ 4,2 bilhões, considerado pouco pelo Governo. O objetivo é aumentar essa participação, uma vez que o turismo internacional é uma fonte de divisas para o País, assim como a exportação. "O Brasil está acordando para o turismo, como está acordando para a exportação", disse Amaral. Segundo Carvalho, o turismo internacional para o Brasil sofrerá os efeitos da crise argentina. "Entendemos que a crise não será resolvida no curto prazo, portanto é necessário tentar substituir essas receitas", disse. A prioridade será tentar atrair turistas europeus. "Achamos que há espaço para isso", afirmou. De 1995 para cá, o número de turistas ingleses aumentou de 20 mil para 130 mil e os portugueses, de 80 mil para 170 mil. Carvalho disse que o Fórum tratará dos "gargalos'' que impedem o crescimento do setor no Brasil. Um deles é a falta de financiamento para pequenos e médios empresários e o prazo dos empréstimos para a construção de hotéis. Outro problema é a consolidação da infra-estrutura turística. O Fórum também procurará coordenar as diversas iniciativas para capacitar mão-de-obra para o turismo. O ministro do Turismo disse que o setor privado "precisa refletir", pois há muito o que avançar até que o Brasil possa oferecer ao turista nacional e estrangeiro um serviço de qualidade. Na sua avaliação, o crescimento de 18% registrado no turismo interno do Brasil no ano passado foi um bom desempenho, considerando que houve muitos episódios negativos para o turismo: suspensão dos vôos da Transbrasil, quebra da Soletur, dengue e até os preços exagerados que muitos hotéis e resorts cobraram para as festas de fim de ano.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla