Ministério do Esporte INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO

Secretários municipais de todo o Estado participaram, ontem, do I Encontro de Secretários Municipais de Turismo do Ceará - Valorizando o Patrimônio Histórico. O evento foi marcado, ainda, pela instalação o Conselho Estadual do Turismo e o Conselho Diretor da Melhor Idade. O Secretário de Turismo do Estado, Antonio Cambraia, comandou a solenidade e assinando convênio entre a Secretaria do Turismo e o Serviço Nacional do Comércio (Senac) para que a instituição administre o Hotel Escola, em Guaramiranga, durante 20 anos, utilizando o espaço para a capacitação de profissionais de todo o Ceará.Representantes de 71 municípios que receberam da Embratur o Selo Município Turístico participaram do encontro. Estas cidades comprovaram que possuem potenciais turísticos desenvolvidos ou a serem desenvolvidos como atividade econômica. Destacando a importância do encontro, o secretário Antônio Cambraia, enfatizou a questão da interiorização do Turismo, intensificando as ações para outras regiões que não sejam o litoral. "Temos serras e sertões com grandes potenciais'', observa Cambraia. Estas potencialidades foram discutidas por todo o dia de ontem. Foram apresentadas, também, as iniciativas desenvolvidas no Estado visando a troca de experiência entre os participantes. Para Cambraia, o encontro foi de grande importância para o setor, principalmente porque ele institui dois importantes elementos. O Conselho Diretor do Programa Fortaleza da Melhor Idade tem como objetivo favorecer o Turismo da Melhor Idade. Conforme o secretário, 25% dos turistas que visitam o Ceará pertencem a faixa da melhor idade, mostrando a necessidade de se repensar o setor. A coordenadora do Conselho, Samira Lodi, explica que o atendimento para esta faixa etária tem que ser diferenciado. Na verdade, as ações devem ser adaptadas para favorecer o público da melhor idade. Para o secretário de Turismo de Barbalha, Paulo Márcio, o evento é de suma importância, já que tem como objetivo interiorizar as ações turísticas no Estado. Segundo ele, nos últimos 10 anos o sertão tem sido esquecido. "As ações quase sempre são voltadas para o litoral", observa. Paulo conta que a região do Cariri, por exemplo, tem sido excluída de todos os processos. "Para ter uma idéia, não existe nenhuma representação do Cariri na formação do Conselho Estadual do Turismo, sequer fomos convidados", lamenta. Paulo Márcio explica que a região é uma das mais ricas em cultura e atrações turísticas. "Temos o turismo ecológico, religioso, cultural, científico e de lazer. Entretanto, não recebemos apoio dos órgãos governamentais", diz. Revela que somente na região há três grandes festas - Romaria de Padre Cícero, Santo Antônio e a Expocrato. "No ano passado a festa de Santo Antônio, em Barbalha, recebeu no primeiro dia mais de 80 mil pessoas. Este ano, a estimativa é que o público ultrapasse a casa de 100 mil pessoas", completa o secretário.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla