Ministério do Esporte Turistas estrangeiros gastam menos
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Turistas estrangeiros gastam menos

Recife - Campanha para promover o Brasil será lançada nos principais países da Europa. Os turistas estrangeiros deixaram no ano passado cerca de US$ 3,7 bilhões no Brasil o que significa US$ 300 milhões a menos do que foi gasto pelos visitantes no exercício anterior. A estimativa foi anunciada ontem, no Recife, pelo recém empossado ministro do Turismo e Esportes, Caio Luiz de Carvalho. O que em princípio aparenta ser uma má notícia pode ser revertida em favor do setor turístico nacional. "O turismo mundial foi afetado pelos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos. Sofremos os efeitos da crise argentina, país que mais enviava turistas para o Brasil. O momento agora é de promover novos destinos e produtos, fortalecer o turismo interno e ir para o exterior buscar novos emissores. A Europa é um dos pontos chaves neste caminho", disse Carvalho. O ministro afirmou ainda que uma das principais dificuldades a serem vencidas é a equação do transporte aéreo. Isso porque, segundo ele, é necessário ampliar o sistema de atração de vôos charters. Atualmente, de acordo com Carvalho, 56% dos vôos internacionais que chegam ao País são regulares, um índice considerado elevado. A crise das companhias aéreas, disse ele, também poderia ser equacionada com a entrada em operação de novos charters, inclusive no âmbito do turismo interno. Até o final deste mês, conforme anunciou o ministro, uma campanha promovendo o destino turístico Brasil será deflagrada nos principais países do continente europeu. Além dos setores tradicionais, a campanha dará ênfase a novos produtos como ecoturismo, convenções e eventos além do turismo cultural. O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), dispõe de US$ 60 milhões em seu orçamento para a promoção de campanhas turísticas ao longo de todo este ano. Também em abril será lançada uma campanha publicitária batizada "Brasil o seu destino é crescer", voltada para o turismo interno. A campanha para fortalecer o turismo interno teve como base o mau desempenho registrado no ano passado. Após os atentados terroristas nos Estados Unidos, a expectativa era de que um milhão de brasileiros iriam redirecionar suas viagens ao exterior para o próprio Brasil. "Este número foi de apenas 50% do previsto. A quebra da Soletur e da Transbrasil, as chuvas que aconteceram em todo o Nordeste no período do Natal e a alta nos preços também influenciaram no desempenho que ficou abaixo do esperado", observou Carvalho. Ainda sobre o turismo interno, a Embratur está concluindo uma pesquisa sobre o fluxo do turismo doméstico que aponta que somente no ano passado a movimentação financeira gerada pelo segmento ficou situada entre US$ 15 bilhões e US$ 20 bilhões. Os últimos dados são de 1998 e apontavam uma receita da ordem de R$ 13 bilhões. O ministro esteve ontem no Recife para a abertura da Brazil National Tourism Mart (BNTM) que acontece até amanhã, no centro de Convenções de Pernambuco. Criada em 1992, a BNTM acontece uma vez por ano em uma capital do Nordeste. Participam do evento 140 expositores nordestinos e 20 de outras regiões do País. Outros 19 empresários internacionais também participam da BNTM. A expectativa é de que esse ano sejam movimentados US$ 20 milhões, superando o desempenho do último evento acontecido no ano passado em Fortaleza, que foi de US$ 17 milhões.
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