Ministério do Esporte Água preciosa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Água preciosa

O complexo turístico Caldas Novas-Rio Quente deve se valer em breve de uma novidade proporcionada pela tecnologia para prevenir o risco de novos rebaixamentos dos níveis dessa inestimável preciosidade que é o aqüífero termal que abastece as piscinas de água quente. Essa boa novidade será o escoamento das águas usadas, depois de tratamento e armazenamento em caixas de coleta, diretamente para o lençol freático. É como se ocorresse uma devolução da água à fonte, através de recarga artificial. A atração das demandas pelo principal pólo turístico do Estado é sustentado pelo bem mineral que jorra desse aqüífero, encantando os visitantes. Em meio à ocorrência de tantos fatos ruins para o meio ambiente, esse dado alvissareiro para o patrimônio ecológico do eixo Caldas-Rio Quente constitui também boa notícia para a economia goiana. Em crescente escala, com a exploração racional dessa fonte de recursos hídricos e sua transformação em atração turística, a economia estadual será beneficiada pelo turismo desse pólo. Ocorreu recuperação do nível do aqüífero, depois do rebaixamento verificado na década passada e que produziu apreensão entre os ambientalistas e os empresários de hotelaria e serviços afins. Mas nada pode garantir que a crise de alguns anos não volte a se registrar se não forem tomadas todas as medidas preventivas como esta da reinjeção da água utilizada no lençol freático. Mesmo com o surgimento da novidade é preciso conscientizar a população e os visitantes no sentido de que sejam todos guardiões do patrimônio sui generis que a natureza legou a esta região de Goiás. No Brasil, trata-se de algo inigualável, pelo volume. Para Goiás, trata-se da defesa do patrimônio que mantém o principal pólo turístico em atividade, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Como o turismo receptivo beneficia dezenas de atividades na localidade que sedia os complexos turísticos do gênero Caldas Novas e Rio Quente, a defesa do aquífero constitui causa que que todos devem abraçar.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla