Ministério do Esporte Morro do Careca é candidato a zona de preservação ambiental
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Morro do Careca é candidato a zona de preservação ambiental

O Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, passará a ser Zona de Preservação Ambiental (ZPA), co-mo estabelece o Plano Diretor de Natal, a lei complementar 07/94. Pa-ra efetivação da ZPA, a secretaria de Turismo do município de Natal vai encaminhar, ainda este mês, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), projeto que solicita financiamento da ordem de 180 mil dólares, dentro do Prodetur II. Segundo o secretário municipal de Turismo, Vagner de Araújo, o projeto contempla o plano de manejo, investimentos na área de infra-estrutura de proteção, recomposição de áreas degradadas, introdução de espécies da mata atlântica, campanhas de educação ambiental e equipamen-tos de apoio no entorno do morro. Vagner Araújo explicou que a elaboração preliminar dos projetos, para encaminhamento ao BID, está à cargo do Comitê Municipal do Prodetur II. Após encaminhamento dos pro-jetos, acredita Vagner Araújo, os recursos do BID devem ser liberados num prazo de 90 dias. A partir daí, o primeiro passo será a elaboração do plano de manejo ecológico-ambiental, por especialistas. "Eles vão levantar elementos sobre a utilização da área, essa vai ser a grande discussão", comenta Araújo. Várias são as correntes quanto à forma de utilização que se deve permitir na área do Morro do Careca, o cartão postal de Natal. Alguns defendem o fechamento total, outros defendem a abertura de trilhas de visitação, e há ainda os que são a favor de uma exploração turística mais forte. O secretário de Turismo acha mais importante preservar o morro. "Pessoalmente, acho que sua preservação enquanto passagem é a melhor contribuição para o turismo do Estado", diz ele. Araújo explicou que, após elaboração do Plano de Manejo pelos especialistas, o trabalho segue para análise no Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente - Complan. O conselho deve deliberar sobre o plano e encaminhar regulamentação da ZPA para apreciação e votação na Câmara Municipal de Natal. Essa lei vai estabelecer regras e responsabilidades, em relação a nova ZPA. Este ano, o Prodetur II, programa financiado pelo BID, com contrapartida do Governo Estadual, Prefeitura Municipal de Natal e Banco do Nordeste, vai injetar em Natal 25,8 milhões de dólares, 80% desses recursos em saneamento básico.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla