Ministério do Esporte Hotéis têm nova classificação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Hotéis têm nova classificação

O 44º Congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), iniciado ontem e que termina amanhã em Brasília, inaugurou a nova classificação por estrelas, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Os primeiros cinco hotéis receberam sua certificação ontem. Também foram entregues os quatro primeiros selos do programa Hóspede da Natureza, para hotéis de Foz do Iguaçu que atendem a padrões voltados para a preservação do meio ambiente. O novo sistema de classificação dos hotéis surge depois de mais de cinco anos de indefinição. Depois que, em 1996, foi desativado o antigo sistema de estrelas, houve uma tentativa frustrada em se implantar uma nova forma de classificação. Segundo o presidente da Embratur, Luís Otávio Caldeira de Paiva, a nova classificação segue parâmetros mais claros e rígidos. Investimentos O setor congrega, hoje, investimentos de US$ 6 milhões com a construção de 300 novos hotéis. Por meio dessa ação, a Embratur estreita sua relação com o empresariado do setor e, ao mesmo tempo, protege o consumidor. 'Somente tendo o consumidor como foco principal poderemos seguir crescendo', diz Paiva. O sistema terá a participação local para classificação dos hotéis. 'Cada estado terá um comitê técnico de avaliação, formado por três membros indicados pela ABIH e três pela Embratur', explica o chefe do Departamento de Qualidade do Produto Turístico da Embratur, Nelson Lins d'Albuquerque Junior. Para hotéis de até quatro estrelas a avaliação será feita no local. Já os de cinco estrelas e cinco estrelas super luxo, categoria recém-criada, serão avaliados por uma comissão nacional. Segundo o presidente da ABIH, Herculano Iglesias, por enquanto nenhum hotel brasileiro tem condição de ser super luxo. Na matriz anterior (vigorou até 1996) eram avaliados 187 itens. Na nova são 240 . A preocupação maior é com a qualidade do serviço, em detrimento da suntuosidade, que era privilegiada na classificação passada. O padrão será nacional, mas não deve interferir em necessidades regionais. "Em vez de exigir-se ar condicionado no quarto, fala-se em conforto ambiental, porque em Canela, por exemplo, é muito mais necessário uma lareira do que um ar condicionado", explica Iglesias. Também foram acrescentados dois capítulos, um sobre preservação do meio ambiente, em que se enquadra a economia de energia, e outro sobre a acessibilidade do deficiente. A classificação vai ser facultativa, mas, segundo o diretor da ABIH no DF e candidato na eleição desse fim de semana na chapa única para o cargo de vice-presidente, Eraldo Alves da Cruz, a necessidade virá da própria empresa. Ainda assim, Herculano Iglesias acredita que muitos hotéis pequenos não terão interesse em entrar para a classificação.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla