Ministério do Esporte A primeira Olimpíada do século
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

A primeira Olimpíada do século

Começa na sexta-feira a 19ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno Com a participação de 2.345 atletas, começa na sexta-feira a 19ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, a primeira do século XXI, em Salt Lake City, nos EUA. O evento terá um número recorde de atletas brasileiros: serão 11, incluindo um reserva da equipe de bobsled. A expectativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) é que a disputa das 234 medalhas que estarão em jogo até o dia 24 sirva para apagar, pelo menos parcialmente, a mancha que essa edição dos Jogos carrega, devido ao escândalo de compra de votos na eleição que definiu Salt Lake City como sede da competição. Em novembro de 98, o COI começou a viver a pior crise de sua história, com a denúncia de que o Comitê Organizador de Salt Lake (SLOC) comprou votos dos delegados do COI com presentes caríssimos, ofertas de empregos para parentes, bolsas de estudo, pagamento de cirurgias e até de prostitutas. Em janeiro de 99, a entidade suspendeu preventivamente Augustin Arroyo (Equador), Jean-Claude Ganga (República do Congo), Zein Abdel Gadir (Sudão), Lamine Keita (Mali), Charles Mukora (Quênia) e Sérgio Santander (Chile). Em março do mesmo ano, os seis foram expulsos do COI. O órgão mais poderoso do esporte mundial teve um "refresco" em junho de 2000, quando a Justiça dos EUA eximiu o SLOC de culpa por corrupção, facilitando as campanhas de publicidade dos Jogos de Inverno. Patinação e hóquei no gelo já tinham feito parte do programa dos Jogos Olímpicos de Verão, em 1908 e 1920, quando houve a primeira edição de inverno, em 1924, em Chamonix (França). A princípio, ela foi chamada de Semana Internacional de Esportes de Inverno, já que os países escandinavos temiam que o evento apagasse o brilho dos Jogos Nórdicos. Somente em 1926 a Semana Internacional foi reconhecida como a primeira edição olímpica de inverno. A Noruega foi o país que mais medalhas ganhou em 1924 (quatro ouros, sete pratas e seis bronzes) e segue na frente, somadas as 18 edições, com 83 ouros, 85 pratas e 68 bronzes. A melhor colocação de um brasileiro é o 37º lugar no esqui alpino (modalidade super G) de Marcelo Apovian, único atleta do País a competir em Nagano (Japão), em 98. Em Lillehammer (Noruega), em 94, o Brasil foi representado por Lothar Munder, 51º colocado no esqui alpino (prova de descida combinada). Em Albertville (França), em 92, ainda não havia exigência de índice olímpico, e o Brasil levou sete atletas, todos do esqui alpino: Lothar Munder, Sérgio e Evelyn Schuller (que alcançou o melhor resultado entre eles, com um 40º lugar no slalom gigante), Marcelo Apovian, Hans Egger, Robert Scott e Fábio Iggel - esse último acabou não competindo.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla