Ministério do Esporte Novo sonho para a estrela
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Novo sonho para a estrela

Claudio Nogueira Maior estrela do basquete brasileiro, Janeth Arcain quer fazer surgir novos astros. Duas vezes medalhista olímpica pelo Brasil e tetracampeã da WNBA (liga americana profissional), a jogadora vai começar a concretizar seu sonho hoje à tarde ao inaugurar o Centro de Formação Esportiva Janeth Arcain, em Santo André, no ABC paulista. - É um sonho que vai estar se realizando. Tive a idéia de fazer um centro pela primeira vez, em novembro, quando dei uma clínica para 350 crianças em Santo André. Estamos carentes de locais onde elas aprendam um esporte - disse. Para concretizar o projeto, ela alugou a quadra do clube Panelinha, em Santo André. Inicialmente, haverá 60 crianças, sendo 40 meninos, orientadas por duas treinadoras. Até o fim do ano, a idéia é abrir vagas para 350 crianças, de 7 a 14 anos. As meninas terão aulas às terças e quintas-feiras; e os meninos, às quartas e sextas-feiras. - O centro visa ao basquete, mas poderá ter outros esportes - contou a paulista, de 32 anos. Jogadora prepara a volta à WNBA e pensa no Mundial A ala estará sempre no centro, onde os alunos terão nutricionista e médico: - Quero estar na ativa, e não ser aquela que monta um trabalho, mas se esquece dele. No centro de formação esportiva, Janeth tem o apoio de empresas, mas negocia com companhias maiores para obter melhor sustentação para o local e também para outro grande sonho, o de criar seu próprio time. Ela está desiludida com os clubes, depois de ter sido campeã nacional e estadual em 2001 pelo Vasco, que ainda lhe deve salários. A ala teve proposta do Barcelona e do Campos, mas não aceitou, por causa do centro. Sua idéia é ter o time próximo a Santo André. Meninas que se destacarem no local podem jogar no time: - Meu time vai ter o nome do patrocinador e da cidade em que estiver. O meu objetivo é formar esta equipe para o Rio-São Paulo, em março. Janeth antecipou que gostaria de ter na equipe a ala Helen, companheira na seleção brasileira: - Além de excelente jogadora, é alguém que eu respeito muito e que iria abrilhantar o projeto. De maio a agosto, Janeth vai atuar pelo Houston, na WNBA. Sem jogar há quatro meses, ela pôde recuperar os joelhos. Para manter a forma, corre, faz musculação e treina arremessos. Ela se prepara também para o Mundial, na China, em setembro: - Vamos pegar de cara um adversário difícil, a China, time da casa. Mas não podemos ter medo. Temos chances, pois em três Olimpíadas, ganhamos medalhas em duas. O basquete feminino do Brasil está entre os cinco melhores do mundo. Janeth virá ao Rio no carnaval para torcer pela Mocidade Independente de Padre Miguel.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla