Ministério do Esporte Triatlo de Santos terá doze atletas de Brasília.
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Triatlo de Santos terá doze atletas de Brasília.

Aline Fonseca Amanhã, dia do Triatlo Internacional de Santos, prova que reúne os melhores da modalidade mundial, dois tipos de triatletas estarão brigando por resultados: os da elite, que precisam se manter bem no ranking, e os amadores, que esperam uma chance para chegar em um nível mais alto de competição. De Brasília, 12 atletas têm presença confirmada na prova de Santos, que não é oficial no calendário da Confederação Brasileira de Triatlo, mas tem importância suficiente para reunir alguns dos melhores triatletas do mundo. Nem todos os brasilienses que largarão amanhã têm "status" como Leandro Macedo. Aos 33 anos, ele é triatleta olímpico, patrocinado por uma grande empresa há oito anos e que tem o esporte como profissão. Leandro está buscando uma vaga para disputar mais uma olimpíada, em 2004, em Atenas. O brasiliense Henrique Siqueira, 17 anos, sonha em ser um "Leandro Macedo" algum dia."Enquanto isso não acontece, me garanto com o curso de Direito", diz o rapaz. "Poucos têm sorte de viver do esporte como Leandro", diz. Henrique faz parte da nova geração do triatlo brasiliense, praticamente inexistente nos últimos quatro anos. Ele pratica o triatlo há apenas dois, mas tem ambições: "Quero ser campeão brasileiro na minha categoria este ano". Em 2000 ele ficou em terceiro lugar, no ano passado ficou com a segunda posição entre os juvenis. Por ano, um atleta como Henrique gasta cerca de R$ 10 mil. Para a competição em Santos, ele passou 12 horas em um ônibus, para economizar dinheiro. "A bicicleta vai embrulhada num cobertor, no bagageiro", explica. "Nem sempre dá pra ir de avião". DF sediará brasileiro O triatlo brasiliense volta a tomar fôlego, principalmente depois da decisão da Confederação de Triatlo de promover a etapa única do Campeonato Brasileiro em Brasília, em julho deste ano. A competição mais importante do calendário nacional do triatlo será seletiva para o Mundial e para a formação da equipe permanente para as Olimpíadas de 2004. Em 2002, a cidade terá, também, seu melhor calendário local de triatlo dos últimos anos. Serão 12 provas de duatlo, aquatlo e triatlo. A novidade será a realização de um triatlo de longa distância (meio ironman), prova inédita em Brasília.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla