Ministério do Esporte Veleiro francês refaz viagem e lembra relações com Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Veleiro francês refaz viagem e lembra relações com Brasil

A cidade de Belém vai receber, em abril, o último dos grandes veleiros comerciais franceses ainda em atividade. O veleiro Belém (nome dado em homenagem à cidade amazônica), foi construído pelo armador François Crouan em 1866, e no dia 10 de fevereiro sairá de Nantes, na França, passará por Dakar, no Senegal e Macapá, e ficará ancorado na escadinha do cais do porto entre os dias 3 e 6 de abril. A viagem foi batizada de "Odisséia Atlântica do Veleiro Belém". Ontem, a assessora de Marketing da Paratur, Lúcia Arruda, a cônsul honorária da França, Patrícia Nasser, o coordenador de Turismo Náutico da Embratur, Fábio Freitas, e a representante da Fundação Belem, entidade francesa a qual o navio pertence, Marie-Violaine Chabrel, estiveram em O LIBERAL divulgando o lançamento oficial da viagem, no dia 22 de fevereiro, quando será anunciada uma extensa programação cultural e festiva durante os dias em que a embarcação permanecer na cidade. Além de o navio ficar aberto à visitação, entre as propostas está um desfile de moda regional, concursos infantis, festival gastronômico e regatas. A viagem do veleiro Belém é comemorativa para marcar as primeiras relações comerciais entre França e Belém. Por isso a embarcação vai refazer, em 2002, a rota comercial constante entre os anos de 1896 e 1914, quando levava de Belém, Guiana e Caribe, para a França, produtos tropicais como cacau e outros. Segundo Marie-Violaine Chabrel, a viagem tem um valor inestimável para o povo francês porque relembra um passado de relações entre França e Brasil e reforça os laços existentes hoje. A embarcação é tombada pelo Patrimônio Histórico da França e considerada um monumento do país europeu. Durante a viagem, equipes de jornalistas estarão a bordo ao lado de uma tripulação de 35 pessoas registrando o traçado histórico. A Fundação Belém já tem como parceiro o grupo Caisse d'Epargne, uma das instituições financeiras mais conceituadas da França. No Pará, os organizadores da missão pretendem buscar parcerias junto à prefeitura e ao governo do Estado. Histórico - Construído pelo armador François Crouan, o veleiro foi lançado ao mar pela primeiro vez em 10 de junho de 1896 para o transporte de cacau entre Brasil e França. Em junho de 1897, o navio lança âncora pela primeira vez no porto de Belém. Entre 1896 e 1914, o veleiro realizou 33 viagens entre Nantes, Brasil, Guiana e Antilhas. Em 1980, é criada a Fundação Belém, reconhecida como de utlidade pública na França. Quatro anos depois, o veleiro é classificado como monumento histórico francês e restaurado e volta a ser um navio-escola. O centenário da embarcação foi festejado nas costas da França. Este ano, o navio refaz pela primeira vez a rota França-Belém.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla