Ministério do Esporte Jornal do Commercio (RJ) - Economia Convênio capacita mão-de-obra para turismo náutico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jornal do Commercio (RJ) - Economia Convênio capacita mão-de-obra para turismo náutico

Meta é criar 7.500 empregos Claudio de Souza Os ministros do Trabalho e Emprego, Francisco Dornelles, e dos Esportes e Turismo, Carlos Melles, assinaram ontem, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), um convênio com o Serviço Nacional de de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Fundação de Estudos do Mar (Femar) para a criação de um programa de capacitação para profissionais em turismo náutico. REGULAMENTAÇÃO. De acordo com Dornelles, a meta é criar, até 2005, 7.500 postos de trabalho para brasileiros em cruzeiros marítimos. Ainda este ano, o Conselho Nacional de Imigração deverá regulamentar uma medida que obriga todos os navios de turismo, que operam por mais de 30 dias no País, a contratar 30% de brasileiros na tripulação Pelo convênio, a Femar será responsável por fornecer treinamento voltado para a rotina de um navio e procedimentos de emergência. Já o Senac promoverá os cursos específicos para cada função dentro do navio. A princípio, os recursos para os cursos sairão do Senac, mas Dornelles disse que alguns Estados e municípios poderão também participar do programa. Na temporada deste ano, sete transatlânticos estão realizando cruzeiros na costa brasileira. Segundo os dados da Embratur, nas últimas três temporadas, o crescimento médio do mercado de cruzeiros no País foi de 36,3% ao ano, quase quatro vezes a taxa mundial. Ao lado do presidente da CNC, Antônio de Oliveira Santos, o ministro de Esportes e Turismo, Carlos Melles, disse que o crescimento do turismo náutico deverá contribuir para o aumento do índice de retorno dos turistas estrangeiros que visitam o País.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla