Ministério do Esporte Tribuna da Imprensa (RJ) - Economia Turismo abre mercado bem remunerado a brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tribuna da Imprensa (RJ) - Economia Turismo abre mercado bem remunerado a brasileiro

Fernando Sampaio Com o objetivo de facilitar a entrada de trabalhadores brasileiros em um mercado bem remunerado e em franca expansão, um importante passo para o desenvolvimento do turismo náutico no País foi dado ontem, no Rio de Janeiro, com a assinatura de um acordo entre os Ministérios do Trabalho e o do Esporte e Turismo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Embratur e a Fundação de Estudos do Mar (Femar). Dessa forma, o Brasil aparece como o primeiro país a oferecer um curso específico para a qualificação de profissionais em turismo náutico. Existem hoje no mundo 232 navios de cruzeiro, que transportam cerca de 6 milhões de passageiros por ano. Até 2005, mais 48 navios estarão em funcionamento e, segundo o ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, cerca de 170 mil novos postos de trabalho serão abertos para profissionais qualificados nesta área. "Ela tem uma gama nuito forte em termos de necessidade de serviços e, a partir do ano que vem, não só teremos garantido 30% de brasileiros ocupando as vagas existentes, mas 30% de brasileiros capacitados no turismo náutico", garantiu o ministro. Durante o ato realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Centro do Rio, o ministro do Trabalho e Emprego, Francisco Dornelles, elogiou a parceria na formação desse tipo de mão-de-obra e afirmou que o turismo hoje é a grande alavanca no Brasil em geração de empregos. "Este é o grande mercado que se abre no País, com a vinda desses navios para capitanear os cruzeiros na nossa costa, abrindo caminho para uma grande entrada de recursos no Brasil e também gerando renda e emprego", comentou o ministro, ao lembrar o rompimento de barreiras que impediam a vinda dos transatlânticos ao País. Expansão O Brasil é um mercado em franca expansão para o turismo náutico. Enquanto a taxa anual de crescimento deste mercado no mundo é de 9,3%, no Brasil, este número sobe para 36,3%. Nas últimas três temporadas, o setor apresentou crescimento de 109%. A temporada de cruzeiros marítimos em águas brasileiras vai de outubro a março, época de baixa temporada no Hemisfério Norte. Segundo dados da Embratur, cada navio transporta cerca de 800 pessoas por escala, entre passageiros e tripulantes e, por temporada, são feitas em média 600 escalas pela costa do País. Remuneração Em um mercado onde, até o momento, o principal pré-requisito para o trabalho a bordo é o conhecimento da língua inglesa, os brasileiros poderão concorrer levando vantagem sobre os demais profissionais, uma vez que receberão treinamento específico para atuar em navios de cruzeiro. A remuneração é variável e depende de gorjeta, mas os ganhos superam US$ 3 mil por mês em funções como garçom, cabeleireiro, esteticista, maître, dançarino e professor de ginástica, entre outros.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla