Ministério do Esporte MET assina contrato para laboratório anti-doping na América Latina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

MET assina contrato para laboratório anti-doping na América Latina

O Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, assina amanhã (17) contrato de credenciamento pelo INMETRO do Laboratório de Controle de Dopagem LAB DOP/LADETEC, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A parceria, com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, garantirá ao LADETEC o certificado de qualidade ISO 17025. Com a distinção, o laboratório será credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional para a realização de exames anti-doping em competições internacionais. A solenidade será realizada às 12h, no gabinete do Ministro do Desenvolvimento (Esplanada dos Ministérios - Bloco J - 6º andar). "O laboratório da UFRJ já auxiliou cerca de 40 federações desportivas, nacionais e internacionais, realizando mais de 50 mil análises de controle de dopagem no esporte", disse o Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, que também estará presente na solenidade. "Creio que ele atingiu o nível de excelência em ciência, pesquisa e tecnologia para ser credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional". O LADETEC funciona no Instituto de Química da UFRJ e, desde 1984, quando foi inaugurado, vem se destacando pelo desenvolvimento de trabalhos de alta tecnologia. Cinco anos depois, o laboratório começou a fazer exames anti-doping na Copa América de Futebol, por solicitação da CBF e do Dr. Eduardo De Rose, que é membro da Comissão Anti-Doping do Comitê Olímpico Internacional. O LADETEC será o único laboratório da América Latina credenciado pelo COI para realizar exames anti-doping. Mas toda a delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) foi avaliada pelo LADETEC. A convite do próprio Comitê Olímpico Internacional também o laboratório participou das olimpíadas de Barcelona (1992) e Atlanta (1996); e do Pan-Americano do Canadá, em 1999.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla