Ministério do Esporte Esportes com Identidade Cultural iniciam segundo encontro na Bahia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Esportes com Identidade Cultural iniciam segundo encontro na Bahia

Feira de Santana sediará evento de 14 a 16 de junho Nesta sexta-feira, dia 14, a Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana, FAMFS, deu início ao II Encontro de Esportes de Criação Nacional com Identidade Cultural da Bahia, realizado na fazenda sede da organização. O balé Ópera Negra da Fundação do Menor Carente, composto por 50 bailarinas, fez a festa de abertura, seguido de apresentações de grupos folclóricos como a Puxada de Rede e o tradicional Forró da FAMFS, além do coral e do show apresentado por 150 capoeiristas da Bahia. Vale ressaltar que esse evento conta com a participação de 50 cidades do estado, e que a FAMFS consta como uma das mais fortes parceiras do Ministério do Esporte e Turismo na viabilização do projeto Esporte Solidário do Governo Federal. A Fundação é uma ONG, ocupando lugar de destaque por ter representado o Brasil no exterior várias vezes, como por exemplo, no Torneio Mundial da França para Crianças Carentes, em preliminares da Copa. Resgate - O projeto Esportes com Identidade Cultural objetiva garantir o desenvolvimento de atividades que caracterizam a nossa cultura, incentivando o resgate das tradições, mantendo vivo os valores e costumes históricos. Estes esportes são manifestações de caráter lúdico, criados no cenário nacional e perpetuados de geração em geração, onde prevalecem a criatividade, as circunstâncias e as situações geográficas em que surgiram. Hoje, no meio das parafernálias dos games e programas eletrônicos, os esportes culturais atuam como fonte de resgate e incentivo às manifestações desportivas de criação nacional, trazendo de volta a liberdade para as crianças brincarem nas ruas. Uma das manifestações mais livres é o jogo de pipa que já registrou hoje, em Feira de Santana a participação de 500 pessoas, oficialmente, uma vez que é aberta ao público. Todos podem participar também do festival de quadrilhas, embora, só os oito grupos inscritos possam concorrer. As modalidades esportivas do encontro incluem: capoeira, futebol de areia, voleibol de areia, pipas, bola de gude, amarelinha, cantiga de roda, jogos contados, jogo de buraco, baleado, barra manteiga, vivências das artes circenses, capitão e bambolê, arraia e periquito, e a peteca, incluída pela primeira vez, este ano.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla