Ministério do Esporte Ministro recebe propostas para a consolidação do programa brasileiro de turismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro recebe propostas para a consolidação do programa brasileiro de turismo

O Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, abriu na tarde desta quarta-feira, em Brasília, o 4º Congresso Brasileiro da Atividade Turística, enfatizando a importância do encontro - pela primeira vez antes das eleições presidenciais, os candidatos participaram de um debate sobre o turismo. "Avançamos", disse. "E é por isso que estamos vivendo este momento histórico, onde os candidatos estão aqui discutindo a questão estratégica do turismo". No seu pronunciamento, Caio de Carvalho enumerou as conquistas do setor nas áreas de infra-estrutura, legislação e marketing. "Não bastam os recursos naturais", disse. "O nosso grande desafio é potencializar com competência, com uma legislação cada vez mais moderna, planejamento estratégico e eficientes ações de marketing". Durante o encontro, o Ministro recebeu, ainda, do presidente da Subcomissão Permanente de Turismo da Câmara, Deputado Paulo Octávio, um exemplar do Programa Brasileiro da Atividade Turística, com a consolidação das propostas de um Programa Brasileiro, desenvolvido durante os cinco Fóruns Regionais da Atividade Turística, realizados nos meses de maio e junho em todo o Brasil. O documento foi entregue também ao presidenciável José Serra, que abriu o debate, para a inclusão em seu programa de governo. Dados da Subcomissão Permanente de Turismo da Câmara dos Deputados revelam que os indicadores positivos e o crescimento da atividade turística no Brasil, nos últimos dez anos, representam um aporte de recursos na balança de pagamentos. As divisas cambiais subiram de US$ 1 bilhão e 926 milhões em 1994, para mais de US$ 4 bilhões, em 2000. "Mas, para que o Brasil possa ocupar um lugar de destaque entre os países mais eficientes no setor, é consenso a necessidade de uma política voltada para o desenvolvimento do setor de turismo", disse o Deputado Paulo Octávio. O 4º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBRATUR) termina nesta quinta-feira (27), com a apresentação dos temas "Programa Nacional de Municipalização do Turismo - Estratégias, Gestão e Perspectivas; Produção e Gestão de Políticas Públicas e Privadas de Turismo; e Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável. O encontro está sendo realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla