Ministério do Esporte Ministro Caio exalta o turismo da melhor idade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro Caio exalta o turismo da melhor idade

O Ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, abriu nesta quinta-feira (16/05) em Fortaleza (CE), o 7° Encontro dos Clubes da Melhor Idade e, também, o 6° Encontro Luso-Brasileiro da Melhor Idade. O encontro reuniu mais de 3.300 representantes destes clubes, da maioria dos estados brasileiros. Durante o discurso, o Ministro ressaltou a importância de incentivar o turismo para esta faixa etária, com a participação mais efetiva da iniciativa privada. Segundo ele, a tendência mundial é que o turismo da terceira idade receba cada vez mais destaque, pois este grupo prefere viajar na baixa estação, beneficiando o setor neste período, gerando empregos e renda. ''O Brasil possui 27 milhões de pessoas acima de 50 anos de idade, sendo, pelo menos, três milhões com alto poder aquisitivo'', afirma Caio. De acordo com o Ministro, incentivar o pessoal da terceira idade não é, para os empresários, apenas uma questão social, mas também, uma questão de crescimento econômico e, portanto, é preciso criatividade para o comércio de produtos destinados a este público. ''Pensando assim, estamos destinando, neste ano, o dobro dos recursos para programas da melhor idade''. Caio de Carvalho informou, ainda, que existem 200 mil associados nos clubes e a expectativa é que chegue a um milhão. O primeiro clube fundado nesta área foi em Belém, em 1985 e hoje já são 23 associações funcionando em todo o Brasil. Esta informação é da Presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Nadir Parigot. Ela disse, ainda, que existem dois grandes sonhos dos associados: fazer turismo e estudar novamente. Nadir revelou que as pessoas da melhor idade exercem, hoje, um papel de extrema importância na renda familiar, uma vez que perdem os filhos que perdem o emprego estão voltando para a casa dos pais. Ela informou, também, que foi criado um site na internet (www.melhoridade.org.br) que oferece informações sobre filiação às associações e links para ''Balcão de Talentos''. Ou seja, os interessados podem fazer contato e procurar qualificações e requalificações de mão-de-obra. ''Estamos, ainda, lançando um projeto chamado ''A Gente Não é Sucata'', concluiu.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla